Seminário Maior – Formação

DSCN0562A Formação no Seminário Diocesano de Quixadá
“Secundum Cor Dei et Ecclesia Christi”

As atividades do Seminário diocesano de Quixadá tiveram ao longo de seu percurso, bons desempenhos. A trajetória do seminário foi marcada por muitos desafios. Todavia muitos frutos foram obtidos ao longo dessa trajetória, graças à bondade constante de Deus, à sua providencia por meio da generosidade do povo de Deus. A Diocese de Quixadá foi enormemente subsidiada por outras igrejas do exterior. Com isso, para resumir, nos últimos tempos buscamos trabalhar na própria diocese, através dos padres, a sensibilidade para com o seminário. Cremos que seja possível que, a própria Diocese, com suas estruturas de paróquias, sejam capaz de prover o sustento do seminário e da formação dos nossos futuros sacerdotes.

Aspecto acadêmico

No seminário estão presentes os seminaristas dos cursos de filosofia e teologia. Desde o ano 1997 foi pensado na Diocese a criação do curso maior de filosofia. Deu-se inicio a formação dos primeiros seminaristas na própria diocese, não mais tendo que enviar os seminaristas para o seminário regional em Fortaleza. Em 1998 foi criado o curso maior de teologia com o mesmo objetivo. Hoje a Diocese conta com a presença dos cursos de filosofia e teologia, ambos estruturados para favorecer a formação dos futuros sacerdotes e leigos da diocese de Quixadá e de outras entidades. Com isso as atividades do seminário e do Instituto no que se refere a parte acadêmica sempre caminharam juntos, sobretudo por fatos de horários, pois o turno da manhã é normalmente ocupado na sua totalidade pelo funcionamento das aulas.

Dinamismo espiritual

Na dimensão ou animação espiritual do seminário as atividades visam contribuir para uma inserção e orientação que contribuem com as necessidades dos formandos. No cotidiano primava-se a celebração eucarística diária e oração do oficio divino “liturgia das horas”. Cultiva-se a devoção mariana com a reza do santo terço. E práxis no seminário retiros semestrais e na medida do possível manhãs de espiritualidade. Também se vivem outros momentos essenciais tais como: a adoração ao Santíssimo Sacramento com oração das Vésperas comunitária; a meditação da Palavra de Deus comunitariamente – seguindo o método da leitura orante (lectio divina), com momento de partilha da experiência pessoal com a Palavra. E ainda importante formação comunitária.

Aspecto pastoral

Os seminaristas sempre foram muito presentes na vida pastoral. O seminário sempre esteve aberto e presente, favorecendo a presença dos seminaristas nos trabalhos pastorais das paróquias. Na medida do possível, pois as atividades internas do seminário devem ser levadas em consideração, sempre se busca contribuir nos trabalhos e atividades pastorais de nossas comunidades. Cultiva-se o espírito de colaboração dos seminaristas com as atividades missionárias e eventos a nível diocesano e paroquial.

Formação Humana

Junto ao Seminário fazem-se presentes profissionais na área das ciências humanas que contribuem com a dimensão da formação humana dos seminaristas através de encontros comunitários e diálogos personalizados, com a finalidade de colaborar com o amadurecimento pessoal de cada um e com sua compreensão de si e do seu chamado ao colocar-se diante de Deus e dos irmãos.

Direção espiritual

Alguns Padres da diocese dão uma grande contribuição mais direta na formação espiritual dos seminaristas, ajudando-os através da direção espiritual. Todos os seminaristas recebem a direção espiritual e organizam-se com seus respectivos diretores os horários e a freqüência do acompanhamento espiritual de acordo com a necessidade pessoal.

Confraternização

O seminário também organiza e promove aos seminaristas momentos sadios de entretenimento visando dinamizar a confraternização dos mesmos, como por exemplo: a pratica de atividades esportivas e passeios.

Confira também