“Vocacionados à Misericórdia” foi o tema do Despertar Vocacional 2016 da Diocese de Quixadá

DSCN0980“Vocacionados à Misericórdia” foi o tema do Despertar Vocacional 2016

Durante os dias 20,21 e 22 de maio, aconteceu no Centro de Pastoral Diocesano, em Quixadá, Ceará, 60 jovens de diversas paróquias da diocese, participaram do Despertar Vocacional 2016, onde refletiram a temática: “Vocacionados à Misericórdia”.

O encontro foi realizado pela Pastoral Vocacional Diocesana – PVD e o Serviço de Animação Vocacional – SAV e teve por objetivo, através dos momentos de convivência, palestras e testemunhos e trabalhos em grupo,despertar no coração dos dos jovens uma reflexão sobre o chamado de Deus em suas vidas, nos diferentes estados de vida e carismas, presentes na vida e missão eclesial; chamado esse, que tem seu início no batismo.

Na missa de abertura, Dom Angelo exortou aos jovens a aprenderem a deixar e escutar Deus que fala aos seus corações e disse que o sustento da vida de todos é Deus. “Temos que aprender a deixar Deus falar-nos e nós escutarmos e não fazer dizer a Deus aquilo que Deus nunca quis dizer. Deus sabe através das circunstâncias e das pessoas, de encontros, Ele sabe como falar. O sustento da nossa vida é Deus, pois se não alicerçamos a nossa vida em Deus nós todos fraquejaremos”, afirmou.DSCN0827

A jovem Iderlândia Queiroz, da Paróquia de São José, de Caio Prado, disse que o encontro foi oportunidade de renovar o seu chamado: “O Despertar para mim foi o encontro que me fez renovar ainda mais a minha vocação. E eu consegui ver nos testemunhos que foram dados, que nem sempre o que queremos é o que Deus quer. A vocação encontra dificuldades pelo caminho, mas se estivermos decididos na vocação conseguiremos superar as mesmas”, disse.

“Já é o segundo ano que venho participar do Despertar, aqui me sinto muito bem, é uma oportunidade de me encontrar com Deus que me chama. Esses dias aqui no Despertar foram uns dos melhores da minha vida, levarei a melhores lições para o resto da minha vida”, afirmou Francisco Wellington, da Paróquia de Nossa Senhora Imaculada Conceição, de Madalena.

O encontro que acontece anualmente encerrou com uma celebração eucarística, e os jovens desejosos de continuarem o discernimento vocacional foram dirigidos às Congregações Religiosas e ao Seminário Diocesano Nossa Senhora Imaculada Rainha do Sertão, para uma atenção mais personalizada de acordo com os carismas.

Texto: Seminarista Árysson Magalhães

Fotos: Seminário Diocesano N.Sra. Imaculada Rainha do Sertão