Unicatólica realizará Semana Bíblica

PROGRAMAÇÃO:

Dia 28 – Segunda-feira
Manhã
7h30 – 8h – Acolhida. Credenciamento.
8h00 – 8h45 – Abertura – Autoridades Eclesiásticas e Acadêmicas.
8h45 – 9h45 – 1ª Conferência: “A Bíblia da CNBB: elementos literários e semânticos” – Pe. Luís Henrique Eloy e Silva.
9h45 – 10h15 – Intervalo.
10h15 – 11h30 – Pronunciamento da Presidência do Regional – D. José Luiz de Vasconcelos. 2ª Conferência: “A Bíblia da CNBB: o horizonte teológico da tradução” – Pe. Luís Henrique Eloy e Silva.
11h30 – 12h00 – Partilha.
Tarde
15h – 16h30 – 3ª Conferência: “A Bíblia da CNBB: o processo de tradução (parte III) – Pe. Luís Henrique Eloy e Silva.

29 de outubro – Terça-feira
7h30 – 8h – Acolhida.
8h – 9h – 4ª Conferência: “Mais uma tradução da Bíblia?” – Pe. Francisco Helton Reis Maia.
9h – 10h – 5ª Conferência: “O Evangelho de João na Bíblia da CNBB” – D. André Vital.
10h – 10h30 – Intervalo.
10h30 – 11h30 – 6ª Conferência: “O Bom Pastor (Jo 10): pistas para uma espiritualidade presbiteral” – D. André Vital.
11h30 – 12h – Mesa com os conferencistas.
Comunicações.

30 de outubro – Quarta-feira
7h30 – 8h – Acolhida.
8h – 9h – 7ª Conferência: “Teoria Documentária e a tradução da CNBB” – Pe. Fernando César Reis.
9h – 10h – 8ª Conferência: “A exegese bíblica dos Padres da Igreja/O comentário de Teófilo de Antioquia ao Hexameron” – Marcos Nobre.
10h – 10h30 – Intervalo.
10h30 – 11h30 – 9ª Conferência: “A interpretação bíblica no pós-Vaticano II” – D. Edson de Castro Homem.
11h30 – 12h – Mesa com os conferencistas.
Comunicações.

31 de outubro – Quinta-feira
7h30 – 8h – Acolhida.
8h – 9h – 10ª Conferência: “A recepção da Tradução da Bíblia da CNBB: um desafio para a animação bíblica da pastoral” – Pe. Antonio Eronildo de Oliveira.
9h – 10h – 11ª Conferência: “Paulo, o Gnosticismo e Teófilo de Antioquia: 1 Cor 15 no Cristianismo das Origens” (Lançamento de Livro/Cadernos Patrísticos) – Marcos Nobre.
10h – 10h30 – Intervalo.
10h30 – 11h30 – 12ª Conferência: “1 Rs 18, 20-40: o texto da CNBB” – Pe. Fernando César Reis.
11h30 – 12h – Mesa com os conferencistas. Encerramento.

CONFERENCISTAS:

Dom André Vital Félix da Silva
Bispo Diocesano de Limoeiro do Norte; Vice-Presidente do Regional Nordeste 1 (CNBB); Mestre em Teologia Bíblica (Pontifícia Universidade Gregoriana).

Dom Edson de Castro Homem
Bispo Diocesano de Iguatu; Mestre em Teologia (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro); Mestre em Filosofia (Universidade do Estado do Rio de Janeiro); Doutor em Teologia Espiritual (Pontifícia Universidade Gregoriana); Doutor em Filosofia (Universidade do Estado do Rio de Janeiro).

Pe. Luís Henrique Eloy e Silva
Mestre e Doutor em Ciência Bíblica (Pontifício Instituto Bíblico de Roma); Pós-Doutorado – Cadeira de Hermenêutica Bíblica – NT (Universidade Ludwig-Maximilians de Munique); Professor de Exegese do Novo Testamento no Instituto de Filosofia e Teologia Dom João Resende Costa da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; no curso de pós-graduação stricto sensu em Teologia da Faculdade Jesuíta de Belo Horizonte e coordenador e professor do curso de pós-graduação lato sensu em Teologia do Cuidado e da Cura da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Perito da Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé da CNBB e coordenador da equipe de revisão final da tradução da Bíblia da CNBB. Em 2008, foi nomeado pelo Papa Bento XVI perito na XII Assembleia Ordinária do Sínodo dos Bispos sobre a Palavra de Deus na Vida e na Missão da Igreja e desde outubro de 2014 é membro da Pontifícia Comissão Bíblica do Vaticano por nomeação do Papa Francisco.

Pe. Fernando César Chaves Reis
Mestre em Ciência Bíblica (Pontifício Instituto Bíblico de Roma); Doutor em Teologia Bíblica (Pontifícia Universidade Gregoriana); Professor no Centro Universitária Católica de Quixadá. Pe. Francisco Helton Reis Maia Mestre em Teologia (FAJE); Professor no Centro Universitária Católica de Quixadá – UNICATÓLICA. Pe. Antonio Eronildo de Oliveira Mestre em Teologia Bíblica (Pontifícia Universidade Santo Tomás de Aquino de Roma – Angelicum); Vigário-Geral da Diocese de Quixadá.

Marcos Augusto Ferreira Nobre
Mestre e Doutor em Teologia e Ciências Patrísticas (Pontifícia Universidade Lateranense de Roma/Instituto Patrístico Augustinianum); Professor e Pró-Reitor de Graduação e Extensão no Centro Universitário Católica de Quixadá.

Entrada principal
Av. Plácido Castelo, S/N – Centro, Quixadá – CE, 63900-076
Fone: (88) 3412.6700

Entrada II