O Setor Diocesano de Juventude da Diocese de Quixadá promoveu nos dias 08, 09 e 10 de dezembro de 2017 no Centro Diocesano de Pastoral, a II Assembleia Diocesana de Juventude.
Tendo início as 18hs do dia 08 de dezembro de 2017, com o credenciamento e com um momento de espiritualidade conduzido por Pe. Pablo, os jovens foram levados a refletir, também à luz da Solenidade de Nossa Senhora da Imaculada Conceição e do discurso do Papa na Vigília de oração com os jovens, ocorrido na Cracóvia – Polônia, por ocasião da JMJ 2016, que o jovem hoje é sempre convidado a ousar e ter coragem de se entregar, sempre mais ao projeto de Deus.
No segundo dia, a programação teve início com a celebração da Santa Missa, à luz da reflexão e oração sobre Jesus como o Bom Pastor, em seguida deu-se a apresentação dos jovens presentes, bem como a especificação do grupo e/ou expressão que participam.
Logo após, o Assessor Jovem da Comissão Episcopal Para Juventude do regional Nordeste I, Herlon Macedo (Arquidiocese de Fortaleza) se apresentou aos jovens e deu início a formação sobre o Doc. 85 CNBB – Evangelização da Juventude: Desafios e Perspectivas Pastorais.
No período da tarde, os jovens foram direcionados em grupos, sem distinção de representatividade para elaboração do Plano Diocesano de Evangelização da Juventude para o biênio 2018-2019 de acordo com os eixos pastorais do projeto IDE: Missão, Formação, Estrutura de Acompanhamento, Ecologia e Políticas Públicas. Eixos estes, aprovados no II Encontro de Revitalização da Pastoral Juvenil Nacional (Brasília – DF, 7 a 9 de setembro de 2017).
Durante a noite a programação contou com a oração do Terço, conduzido e rezado pelos jovens, que ao longo da oração foram levados a contemplar os mistérios gozosos do Rosário, caminhando ao redor do lago do Centro de Pastoral em direção à imagem de Nossa Senhora.
No domingo, após a Leitura Orante da Palavra de Deus, Lectio Divina, com a passagem bíblica de Lc 7, 36-48, os jovens participaram de um momento em grupos, reunidos de acordo com a expressão, a fim de fazer a leitura e sugestões de alteração do regimento atual do Setor Diocesano de Juventude e indicação de jovens e assessores candidatos para compor a nova coordenação.
Depois de apresentada a todos as indicações de cada representatividade presente, foi realizada a votação, secreta, individual e escrita, sendo eleitos como titulares os candidatos que obtiveram a “maioria absoluta” dos votos, que corresponde à metade mais um.
A COORDENAÇÃO ELEITA É COMPOSTA POR:
Ana Kelly Costa de Jesus (Congregação)
Juventude Camiliana – Paróquia Santa Terezinha – Quixadá
Claudia Ferreira Alves (Nova Comunidade)
Comunidade Católica Shalom – Paróquia Jesus Maria e José – Quixadá
Claudiana Leitão Macena (Grupo Paroquial)
Grupo de Jovens – Paróquia Santo Antonio – Quixeramobim
Fernanda de Castro Paixão (Juventude Missionária)
Juventude Missionária – Paróquia São João Batista e Santa Edwiges
Francisco Edvando de Aquino Moreira (Pastoral da Juventude)
Profetas da Esperança em Cristo – Paróquia N. Sra. De Fátima – Banabuiú
Matheus Honorato Silva (Renovação Carismática Católica)
Conectados com O Altíssimo – Paróquia N. Sra. Imaculada Conceição – Madalena
ASSESSORES:
Cynthia Mara de Araújo
Paróquia Santo Antonio – Quixeramobim
Francisco das Chagas Pereira da Silva
Paróquia Santo Antonio – Quixeramobim
Com resposta alegre e disponível ao chamado de Deus e renovados pelo espírito de serviço à igreja, os jovens dão continuidade à missão de evangelizar e testemunhar o amor de Deus em suas comunidades, paróquias e em todos os ambientes e realidades.
Matéria: Ana Beatriz Albuquerque / Colaboração: Mariana Lane (membro da Comissão Episcopal para a Juventude da CNBB – Regional NE1) e Claudiana Macena (Membro da nova coordenação do Setor da Juventude da Diocese de Quixadá)