Notícias

SÉ CATEDRAL ACOLHE IMAGENS PATRONAIS DE SEUS PADROEIROS

No último domingo, 30 de julho, às vésperas da posse canônica de Dom Aurélio Pinto como quarto pastor da Diocese de Quixadá, a Igreja-Mãe da Diocese de Quixadá celebrou um dia histórico, quando ao encerrar o tríduo de oração pelo ministério episcopal do novo pastor, acolheu as imagens patronais de seus padroeiros, agora devidamente restauradas. Além disso, foi preparada – com o protagonismo artístico de alguns seminaristas – uma nova estrutura para receber os santos padroeiros desta Diocese.

 

Breve histórico da devoção à Jesus, Maria e José no Sertão do Ceará

A história da devoção à Sagrada Família de Nazaré no Sertão Central do Ceará começa ainda no século XVIII, quando em 1747, José de Barros compra o Sítio Quixadá. Partindo de Aracati para o sítio adquirido, José de Barros com sua caravana em carroças puxadas por animais trazia água, alimentos e seus pertences. Mas reservou para a carruagem principal um lugar para uma Imagem Especial, era a Imagem de Jesus, Maria e José. Peregrina como a própria Escritura a revela, a Sagrada Família chega a Quixadá.

Oito anos depois, José de Barros construiu uma Capela para dedicar à Sagrada Família de Nazaré. Tal feito fez com que Quixadá de vila passasse a Distrito de Quixeramobim. Um século havendo passado, a capela de Jesus, Maria e José, em 1870, foi elevada à Igreja Matriz, com a lei provincial que criou a freguesia de Quixadá, pertencente à ainda Diocese do Ceará, o que logo em seguida daria a Quixadá o título de Município.

Mais 50 anos, e um novo tempo chegava para a paróquia da Sagrada Família, porque em 1931 Padre Luís Braga Rocha foi ordenado sacerdote e logo em seguida designado pároco de Quixadá. Padre Luís lançou as bases da Diocese de Quixadá e com seu vigor sacerdotal decidiu construir uma nova morada para a Família Santa de Nazaré. Iniciando na década de 1932, a primeira missa celebrada nesta Igreja aconteceu apenas em 1944, tendo o altar-mor e o presbitério terminado em 1949, quando iniciou-se a campanha para a Torre da Igreja. Apenas em 1966, quando já ciente da notícia que terminaria o seu paroquiato, foi que finalizou os detalhes da nova Matriz, entregando-a como ele mesmo afirma “como uma das mais amplas e modernas de todo o Sertão Cearense”.

Resultado do incansável trabalho de Padre Luís, amparado por Dom Antônio de Almeida Lustosa, arcebispo de Fortaleza, em 1971 foi criada e instalada a Diocese de Quixadá. Sendo assim, por ordem do Papa Paulo VI, a Igreja Matriz de Quixadá tornou-se em 20 de agosto desse ano a primeira Catedral de todo o Brasil dedicada a Jesus, Maria e José.