SÉ CATEDRAL ACOLHE IMAGENS PATRONAIS DE SEUS PADROEIROS

No último domingo, 30 de julho, às vésperas da posse canônica de Dom Aurélio Pinto como quarto pastor da Diocese de Quixadá, a Igreja-Mãe da Diocese de Quixadá celebrou um dia histórico, quando ao encerrar o tríduo de oração pelo ministério episcopal do novo pastor, acolheu as imagens patronais de seus padroeiros, agora devidamente restauradas. Além disso, foi preparada – com o protagonismo artístico de alguns seminaristas – uma nova estrutura para receber os santos padroeiros desta Diocese.

Breve histórico da devoção à Jesus, Maria e José no Sertão do Ceará

A história da devoção à Sagrada Família de Nazaré no Sertão Central do Ceará começa ainda no século XVIII, quando em 1747, José de Barros compra o Sítio Quixadá. Partindo de Aracati para o sítio adquirido, José de Barros com sua caravana em carroças puxadas por animais trazia água, alimentos e seus pertences. Mas reservou para a carruagem principal um lugar para uma Imagem Especial, era a Imagem de Jesus, Maria e José. Peregrina como a própria Escritura a revela, a Sagrada Família chega a Quixadá.

Oito anos depois, José de Barros construiu uma Capela para dedicar à Sagrada Família de Nazaré. Tal feito fez com que Quixadá de vila passasse a Distrito de Quixeramobim. Um século havendo passado, a capela de Jesus, Maria e José, em 1870, foi elevada à Igreja Matriz, com a lei provincial que criou a freguesia de Quixadá, pertencente à ainda Diocese do Ceará, o que logo em seguida daria a Quixadá o título de Município.

Mais 50 anos, e um novo tempo chegava para a paróquia da Sagrada Família, porque em 1931 Padre Luís Braga Rocha foi ordenado sacerdote e logo em seguida designado pároco de Quixadá. Padre Luís lançou as bases da Diocese de Quixadá e com seu vigor sacerdotal decidiu construir uma nova morada para a Família Santa de Nazaré. Iniciando na década de 1932, a primeira missa celebrada nesta Igreja aconteceu apenas em 1944, tendo o altar-mor e o presbitério terminado em 1949, quando iniciou-se a campanha para a Torre da Igreja. Apenas em 1966, quando já ciente da notícia que terminaria o seu paroquiato, foi que finalizou os detalhes da nova Matriz, entregando-a como ele mesmo afirma “como uma das mais amplas e modernas de todo o Sertão Cearense”.

Resultado do incansável trabalho de Padre Luís, amparado por Dom Antônio de Almeida Lustosa, arcebispo de Fortaleza, em 1971 foi criada e instalada a Diocese de Quixadá. Sendo assim, por ordem do Papa Paulo VI, a Igreja Matriz de Quixadá tornou-se em 20 de agosto desse ano a primeira Catedral de todo o Brasil dedicada a Jesus, Maria e José.