Retiro do Clero da Diocese de Quixadá

Clero da Diocese de Quixadá, reunido em oração em seu retiro anual

Nos primeiros dias deste mês de março, de 04 a 07, o centenário Mosteiro dos Jesuítas, na encosta da Serra de Baturité-CE, foi escolhido para sediar o Retiro Anual do Clero diocesano de Quixadá. O ambiente monástico, favorecido pelo silêncio e propício à reflexão, rodeado pela beleza da natureza, deu lugar à meditação sobre a “Espiritualidade da vida e do ministério presbiteral”, tema dessa edição.

Quantitativamente bem representado, acompanhado de Dom Aurélio Pinto de Sousa, o Clero diocesano se dispôs ao desligamento de suas funções paroquiais, burocráticas e pastorais para bem viver esse tempo de aprofundamento e aperfeiçoamento formativo e espiritual. Além dos sacerdotes, se fizeram presentes, ainda, os seminaristas que, concluída a Teologia estão em estágio pastoral nas paróquias para as quais foram designados.

Esteve responsável pela assessoria e condução das colocações do Retiro o Frei Aloísio Fragoso, Ofm, franciscano da Arquidiocese de Olinda e Recife, que com simplicidade e sabedoria partilhou sua experiência e, sobretudo, seu desejo de que a vivência autêntica da espiritualidade cristã católica faça dos presbíteros perfeitos instrumentos da Misericórdia e os cumule de compaixão para com aqueles a eles confiados.

Gratos ao Bom Deus por esses dias de recolhimento e quietude, aprendamos que “Ele pode nos falar de diversas formas, mas somente no silêncio poderemos ouvi-lo”!
Por intercessão da Virgem Imaculada Rainha do Sertão, seu Divino Filho, Pastor de nossas almas, continue a assistir os pastores da Igreja e o seu rebanho.