Pré-Congresso Vocacional – Regional Nordeste 1

“Porque é hora, é agora, É a hora de uma grande decisão. Pois Deus espera pela sua decisão!”

(Trecho do Hino do IV Congresso Vocacional do Brasil-Dom Pedro Brito)

A Diocese de Quixadá, nos dias 9, 10 e 11 deste mês, acolhe o Pre Congresso Vocacional do Regional Nordeste 1, que congrega as 9 dioceses do estado do Ceará.

Estamos reunidos em mais de 100 animadores vocacionais: leigos, famílias, seminaristas, diáconos,sacerdotes, religiosas e bispos, debruçados sobre a Reflexão do Discernimento com um olhar Vocacional sobre as ações da Pastoral Vocacional, em preparação para a realização e participação no Congresso Nacional Vocacional que acontecerá em Aparecida no mês de setembro de 2019.

Com a ajuda do assessor Nacional da PV Padre Geraldo Tadeu, provincial rogacionista, refletimos primeiramente como está a nossa vocação pessoal à santidade. E a partir daí estamos elencando tantas necessidades pessoais e eclesiais que atualmente enfrentamos.

A disponibilidade de coração e a gratuidade no doar-se pela animação vocacional deve ser prioridade das nossas metas, mais do que planejamentos, é urgente a construção de uma pastoral vocacional decididamente centrada na pessoa de Jesus Cristo.

Dom André Vital, bispo de Limoeiro do Norte nos exortou a “sairmos do minimo necessário e passarmos para o máximo generoso” no trabalho rumo a uma Igreja Vocacionada à Santidade.

O encontro foi orientado pelas reflexões do Texto Base do 4 Congresso Vocacional do Brasil: A caminhada da Pastoral Vocacional, contexto e memória; Iluminação bíblica e teologia; Indicações para um caminho de discernimento vocacional.

Matéria/Colaborador: Antonio Durval de Almeida Viana Filho – Coordenador Regional do Comise

Fotos: PASCOM – DIOCESE DE QUIXADÁ / EQUIPE ORGANIZADORA DO ENCONTRO