Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro celebra seus 13 anos de fundação

Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro - Nenelândia

Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro – Nenelândia

A Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro tem sua Igreja Matriz localizada no distrito de Nenelândia, nome hoje dado a região, que antes era chamada Cangati. Contam os mais antigos, que Cangati era um pequeno povoado com poucas casas e bastante mato, mas a fé dos que lá residiam era grandiosa. Foi através de rifas e pequenas doações, que o fundador da região, hoje falecido, senhor Nenéo, iniciou a construção da capela.

A escolha da Padroeira aconteceu, quando um avião que por ali passava, apresentou problemas e teve que fazer um pouso forçado. Temendo a morte naquele momento de aflição, o Deputado Adail Barreto, que na sua agonia avistou as paredes em construção da capela, prometeu uma imagem de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro se nada lhe acontecesse. Algumas pessoas da comunidade dirigiram-se até o local do acontecimento, na Fazenda Porto Seguro, onde se encontrava aquela máquina intacta no chão, e todos haviam sobrevivido, graças a prece feita a Nossa Senhora.

Cumprindo sua promessa, dias depois o deputado Adail Barreto chegara a Cangati com a linda imagem de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Contava dona Creusa, hoje já falecida, e que foi uma das pessoas a retirar a imagem de dentro da embalagem: “Parecia estar viva, seus olhos eram tão lindos.” Emocionada descrevia D. Creusa. Isso aconteceu por volta do ano de 1950. Dava-se início uma trajetória de muita fé e peregrinação.

Após muita luta, Cangati cresceu e se tornou um dos distritos mais respeitados do município de Quixeramobim, e de Cangati passou a se chamar Nenelândia, em honra ao seu fundador senhor Nenéo, grande benfeitor deste lugar.

Santa Missa Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Em comemoração aos 13 anos de fundação da Paróquia, aconteceu nos dias 17,18 e 19 de novembro do ano de 2017, um Tríduo em honra a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Com o tema: “Nossa Senhora do Perpétuo Socorro ensina-nos a acolher a Palavra de Deus”, os fieis se reuniram durante os três dias para Celebrar a Palavra e a Eucaristia através da Santa Missa. Na ocasião também renderam graças pelo Aniversário de 15 anos de Ordenação Sacerdotal do Pe. Wilson. E na última noite houve a Missa de Encerramento e Primeira Eucaristia de 10 crianças e jovens da paróquia.

Primeira Eucaristia de crianças e jovens

O tema final foi, “Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, infunde em nós coragem e ardor missionário.” A missa foi encerrada com a leitura e apresentação da História da Paróquia e pela palavra final do pároco e a benção. Logo após foi feita o arreamento da bandeira. A festa encerrou com uma confraternização no barracão, com comidas típicas e Sorteio do Bolo de 13 anos da Paróquia.

Matéria: Amanda Benevides / Colaboração: Marília Holanda