capa 2No mês dedicado ás missões, paróquias da diocese celebram a misericórdia de Deus através do testemunho de santos missionários.

A Igreja, desde a sua gênese, no Pentecostes, vem colocando em prática o pedido missionário deixado pelo seu fundador, Jesus Cristo. Sendo assim, a Igreja no Brasil escolheu o mês de outubro como o mês dedicado às missões, pois é celebrado grandes baluartes da evangelização, como Santa Teresinha e São Francisco de Assis.

Das vinte paróquias e duas áreas pastorais da diocese, duas são dedicadas à São Francisco, grande santo de Assis, na Itália e com seu testemunho de pobreza, santidade e radicalidade evangélica, renovou o catolicismo de seu tempo e uma dedicada à Doutora da Igreja, Santa Teresinha do Menino Jesus. Neste ano, em especial, ambas as comunidades refletiram temáticas voltadas para o ano da Misericórdia.

Devotos da Paróquia de Santa Teresinha do Menino Jesus, no Bairro Campo Novo, em Quixadá, durante nove dias de festa, de 21 de setembro a 01 de outubro celebraram a padroeira das missões refletiram o tema: “Santa Teresinha, exemplo de acolhida e do amor misericordioso do Pai”.

Uma das paróquias dedicadas ao santo de Assis está localizada no Bairro Alto São Francisco, na sede da diocese, a qual celebrou o santo padroeiro entre os dias 24 de setembro a 04 de outubro, onde na ocasião, centenas de fiéis refletiram o tema: “São Francisco, Peregrino da Misericórdia”.

A segunda comunidade paroquial, fundada no ano de 2004, localizada no Bairro da Maravilha, em Quixeramobim, celebrou os festejos durante os dias 01 a 12 de outubro. No retiro espiritual dos paroquianos foi refletido o tema: “São Francisco, a exemplo de Jesus Cristo nos revela o rosto misericordioso do Pai”.DSCN3953

Dom Angelo, por ocasião da celebração de Nossa Senhora Aparecida, afirmou que Maria, assim como todos os santos, foram pessoas abertas à graça de Deus e ao dom da santidade: “Se Deus é por nós, quem será contra nós? Esta é a experiência fundamental dos Cristãos, esta é a experiência que Maria tinha dentro de si, esta é a experiência que São Francisco tinha também dentro do seu coração; Que Deus é fiel, que Deus é Pai, que Deus é bom e que Deus sempre zela por nós; mesmo quando nós esquecemos, ele usa de misericórdia e encontra um jeito de buscarmos novamente para reconstruir tudo.Maria é a imagem daquela que está totalmente aberta a Deus, permite que Deus a invada todo o seu ser; os santos foram pessoas assim. A santidade vem de Deus e não de outro lugar; todo sinal de santidade é um dom gratuito dado a nossa vida e isso é o que pedimos a cada festa, que Deus nos conceda a santidade, aquilo que é o ser de Deus dentro de nós”, disse.