No Ano Santo da Misericórdia, coroinhas celebram o seu jubileu com passagem pela Porta Santa.

capa

Na manhã deste sábado, 06 de agosto, dia da Festa da Transfiguração do Senhor e por ocasião do Ano Santo da Misericórdia, aconteceu em Quixadá, Ceará, o Jubileu dos Coroinhas, evento que contou com a participação de aproximadamente 200 coroinhas, vindos das diversas paróquias da diocese.

Momento penitencial seguido de entrada pela porta santa da Catedral de Jesus, Maria e José, santa missa presidida por Dom Ângelo e palestras fizeram parte da programação do evento que fez também parte dos festejos alusivos do Ano da Misericórdia na diocese.

Por ocasião do mês dedicado às vocações na Igreja, Dom Ângelo disse aos acólitos que antes de qualquer chamado, devem antes de tudo assemelhar-se a Jesus Cristo:“Deus nos chama pelo amor e vai trabalhando nas pessoas porque Ele nos quer, em primeiro lugar, nos fazer semelhantes ao seu Filho Jesus, pois se resume toda criação, Deus plenificação, seu Filho Jesus e todo ser humano chamado a ser filho de Deus”, afirmou.

Ser coroinha é muito mais que um serviço, é ser Igreja, é ser amigo de Cristo, foi o que afirmou Mariana Freitas, da Paróquia de Santo Antônio, de Quixeramobim: “Para mim, ser coroinha é servir ao próprio Cristo no altar. É um privilégio servir no altar do Senhor. Servir a Cristo tão de perto é ser mais que servo, é ser amigo de Cristo. Ser coroinha é perseverar na amizade com alegria de ser jovem, de ser Igreja”, disse.

MISSÃO DO COROINHA

O coroinha ou acólito tem como missão fundamental auxiliar nas celebrações eucarísticas e nos demais serviços da comunidade, dar testemunho da radicalidade do amor de Deus que chama a muitos a contribuírem para a construção do Reino de Deus dentro do ambiente em que está inserido, seja na família, seja na escola, seja nos trabalhos da comunidade.

capa DSCN2124 DSCN2128 DSCN2130 DSCN2131 DSCN2133 DSCN2137 DSCN2140 DSCN2147 DSCN2148

Matéria e Fotos: Sem Arysson