II Encontro de Músicas Litúrgica – Diocese de Quixadá

Cantai ao Senhor, bendizei seu santo nome! Sl 95(96)

A Comissão Diocesana de Liturgia da Diocese de Quixadá (Pe. Francisco Otaviano, Seminarista Lucas Soares, Maria do Socorro, Carmem Silvia, Guilherme Farias, Lúcia Andrade e Irislânia Marques) realizou neste fim de semana o II Encontro Diocesano de Música Litúrgica, com o tema O canto do ordinário e do salmo na Missa. O evento destinou-se aos músicos e instrumentistas que exercem o ministério do canto nas diversas Paróquias da Diocese.

Estiveram presentes ao encontro o senhor bispo diocesano, D. Angelo Pignoli, o coordenador diocesano de pastoral, Pe. José Maria, e o coordenador da comissão diocesana de liturgia, Pe. Francisco Otaviano. A programação contemplou momentos de oração, formações teóricas e práticas, oficinas, ensaios etc. com o objetivo de promover a unidade e harmonia dos corações e das vozes.

O encontro foi assessorado pelos seminaristas Leonys Chrystian, Rodrigo Rêmulo e Filipe Gonçalves e pela professora de música Carlaizes Borges. Na ocasião, houve o lançamento do Hinário Litúrgico diocesano, subsídio pastoral para enriquecer o canto da assembleia litúrgica. Com essa iniciativa, a Diocese continua seu projeto formativo rumo ao Jubileu de Ouro de sua fundação, que será celebrado em 2021.

Os presentes avaliaram a positividade do momento, ao mesmo tempo em que agradeceram pela oportunidade. Que este encontro possa servir para a maior glorificação de Deus e santificação dos fiéis, que encontram na Liturgia o verdadeiro rosto da Igreja e a ocasião de oferecerem suas vidas como “culto espiritual”, por Cristo, com Cristo e em Cristo.

Texto: Seminarista Rodrigo Rêmulo | Fotos: Everton Cassiano (PASCOM, Nsa. Sra. de Nazaré, Capistrano)