I ENCONTRO DIOCESANO DE MÚSICA LITÚRGICA

Cartaz 1o encontro de musica

I ENCONTRO DIOCESANO DE MÚSICA LITÚRGICA

“Os Cantos da Missa: características, função ritual e execução”

“Cantai ao Senhor Deus um canto novo!” (Sl 149,1)

A Música Litúrgica é parte indispensável da liturgia solene (Sacrosanctum Concilium, 112) e exerce, no culto, verdadeira função ministerial. Em muitos meios, porém, percebe-se que não há suficiente clareza quanto à sua função e à compreensão dos critérios da escolha dos cantos apropriados à celebração eucarística, principalmente.

Pensando nisto, a Comissão Diocesana de Liturgia e o Centro Universitário Católica de Quixadá promovem o I Encontro Diocesano de Música Litúrgica, com o tema “Os Cantos da Missa: características, função ritual e execução”. Neste Encontro, serão ofertadas formações baseadas nos documentos do Magistério e da CNBB e na reflexão de autores renomados. O conteúdo teórico será aplicado em oficinas para cantores e instrumentistas e em ensaios conjuntos, com a finalidade de que todos os participantes formem um grande coral para a Santa Missa de encerramento do evento.

Os destinatários do Encontro são, principalmente, cantores e instrumentistas dos grupos de canto das Paróquias, bem como demais agentes da Pastoral Litúrgica, além daqueles interessados no tema nas demais realidades diocesanas, como as Novas Comunidades e os Institutos Religiosos.

Com este passo, queremos juntos colher os frutos esperados para a Pastoral Litúrgica e um maior alcance da evangelização nesta preparação para a celebração do Jubileu de Ouro de nossa Diocese.

Abaixo, algumas informações práticas para os participantes.

Início: 17 de agosto de 2018 (credenciamento entre 14h e 17h30min).

Término: 19 de agosto de 2018 (após o almoço).

Local: Centro Diocesano de Pastoral São José – Quixadá (CE)

Investimento: R$ 25,00 por pessoa

Participantes: 5 pessoas por Paróquia.

(Pedimos a confirmação até 10 de agosto, sobretudo se houver maior número de interessados.)

(Aos instrumentistas, solicitamos que tragam para o Evento seus instrumentos.)

Informações:

Pe. Francisco Otaviano: (88) 9 9919 9790