Notícias

Fé, razão e cultura foram destaques em evento na Unicatólica

DSCN0261Durante os dias 15, 16 e 17 de agosto, no Auditório Dom Helder Câmara, no Centro Universitário Católica de Quixadá – Unicatólica, a primeira semana de Fé, Razão e Cultura, tendo como palestrante, Monsenhor Urbano Zilles, da Arquidiocese de Porto Alegre, Rio Grande do Sul.

O encontro promovido pelo Núcleo de Fé, Razão e Cultura e teve por objetivo, despertar a reflexão dos alunos e professores acerca dos desafios ligados à fé e a razão, com isso, foram abordados temas como, o diálogo da fé e razão na história, os desafios do ensino filosófico e teológicos, entre outros assuntos.

Pela primeira vez na região do Sertão Central, o monsenhor falou das suas impressões e destacou a presença dos seminaristas estudarem na própria instituição junto com leigos: “Gostei do centro universitário, um centro que luta que promete, eu acho que é uma esperança para a cidade, para o Estado. Admirei também que os sDSCN0259eminaristas estudam junto com os leigos na própria instituição, onde se compartilha a vida real deste mundo do século XXI. Então, os seminaristas não precisam ter o complexo de viverem separados do mundo real e isso poderá resultar numa catequese, numa pastoral bem mais encarnada na realidade do século XXI”,afirmou.

O Monsenhor Urbano Zilles, atualmente vive em Porto Alegre, doutor em Teologia, Membro da Academia Brasileira de Filosofia, autor de diversos livros, nas áreas de Filosofia e Teologia. Dentre as suas obras são destaques: Filosofia da Religião, O Problema do Conhecimento de Deus e Antropologia Teológica.

Matéria e fotos: Seminarista Árysson Magalhães