CAPADiocese de Quixadá acolhe com júbilo a imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida

VERITAS LIBERABIT VOS!Neste sábado, 16, os paroquianos da Paróquia Nossa Senhora de Nazaré, Capistrano-CE, acolheram com muita alegria, das mãos de Dom Angelo Pignoli, bispo diocesano, a imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida, por ocasião das comemorações do Jubileu do Tricentenário do achado da imagem da Mãe Aparecida nas águas do rio Paraíba, São Paulo, em 1717.

A paróquia de Capistrano foi a primeira da Diocese de Quixadá que recebeu a imagem peregrina, e assim o fez em clima de grande festa. No lugar conhecido como Triângulo do Baturité se deu a concentração da grande carreata que seguiu, por volta das 16h30, em direção à Igreja Matriz de Nossa Senhora de Nazaré. Inúmeros carros, motos e ônibus, bem como milhares de fiéis, acompanharam a Virgem Aparecida em sua entrada na cidade de Capistrano. A imagem peregrina foi acolhida por uma multidão de fiéis, ao som de hinos e cânticos.

Tendo chegado à Igreja Matriz celebrou-se a Santa Missa, presidida por Dom Angelo Pignoli e concelebrada pelos vários presbíteros presentes. A igreja repleta de fieis estava envolvida num clima de muita piedade e devoção mariana, traço marcante do povo de Capistrano.

No início da Santa Missa, o bispo manifestou seu contentamento em ver e sentir a alegria do povo de Deus nesse momento importante na caminhada cristã diocesana e paroquial, afirmando que souberam fazer “verdadeira acolhida”. Segundo ele, Maria é “a mãe que nos aponta o caminho da vida”, e continuou: “Nós temos uma mãe, e refugiados na Mãe, daremos conta, com sabedoria, de nossa missão”, concluiu.

Em sua homilia, Dom Angelo agradeceu a presença dos sacerdotes e de todos os fieis, manifestando seu contentamento por perceber que “o povo tem sede de Deus” e que busca “nos pequenos sinais respostas de vida”. Destacou que a liturgia deste domingo, o 4º da Páscoa, conhecido como Domingo do Bom Pastor, dia mundial de oração pelas vocações. O bispo enfatizou ainda que Maria foi servidora, acolhedora da Palavra! Ela “apresenta o verdadeiro Caminho”, disse.

Exortou também que “para escutar a voz de Deus é preciso ser humilde como Maria”. Por fim, disse que a Eucaristia celebrada “nos projeta para o futuro”. Ao fim da Missa, padre Valdenor Cesário, pároco, fez os devidos agradecimentos, mostrando-se muito contente com a participação e envolvimento de todos na preparação da festa. Para ele, a presença dos vários sacerdotes é um sinal de comunhão eclesial

Dom Angelo, por fim, anunciou a todos que ao término do período de peregrinação pela diocese, a imagem peregrina ficará para sempre em Quixadá, sede episcopal, como sinal do Ano Jubilar da Misericórdia e do Ano Jubilar do Tricentenário. Ela ficará exposta na Capela da Misericórdia, no bairro Putiú, juntamente com a imagem de Jesus Misericordioso,

Após a Missa, houve apresentação teatral, no pátio externo da Igreja Matriz, realizada pelos jovens da paróquia.A imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida permanece em Capistrano durante toda esta semana, donde seguirá, no sábado,23, para a Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Itapiúna.

Por: Seminarista Felipe Costa

Fotos: Seminarista Arysson Magalhães e Everton Cassiano