Celebração, presidida por Dom Aurélio, reúne Seminaristas na Abertura do Semestre

Na manhã do dia 21 de fevereiro de 2024, o Seminário Imaculada Rainha do Sertão, localizado no coração da Diocese de Quixadá, deu início oficial ao semestre letivo com a celebração da Eucaristia, que ocorreu na Capela dos Apóstolos, do referido Centro Vocacional. A missa de abertura, presidida por Dom Aurélio Pinto de Sousa, bispo de Quixadá, reuniu a equipe formativa e os seminaristas das dioceses de Quixadá, Iguatu, Crato, Tianguá, Cajazeiras-PB e Salgueiro-PE.

Na Eucaristia, Dom Aurélio enfatizou o significado e a importância do tempo litúrgico da Quaresma. Em sua homilia, o bispo destacou a necessidade de aproveitar esse período de reflexão e preparação espiritual, convidando os seminaristas a se voltarem a meditação da Palavra de Deus e a considerarem a mensagem de conversão que ela traz consigo.

O bispo fez referência ao exemplo dos cidadãos de Nínive, que, ao ouvirem os apelos do profeta Jonas, responderam com sinceridade e arrependimento, buscando uma mudança de coração e uma reconciliação com Deus. Essa história, segundo Dom Aurélio, serve como um lembrete poderoso da importância da conversão pessoal e do retorno ao caminho da retidão e da verdade. Em meio às reflexões sobre a Liturgia da Palavra, os seminaristas foram instigados a contemplar suas próprias vidas e a considerar de que maneira poderiam responder ao chamado de Deus em suas jornadas vocacionais, em um constante movimento de conversão ao Senhor.

Na mesma ocasião, o Pe. Francisco Moreira Otaviano, reitor do Seminário Imaculada Rainha do Sertão, anunciou os locais de pastoral onde os seminaristas residentes atuarão durante este ano. A atuação pastoral dos seminaristas abrange diversas paróquias da diocese de Quixadá, proporcionando-lhes a oportunidade de vivenciar e contribuir para diferentes comunidades. A comunicação oficial dos locais de pastoral representa um momento significativo para os seminaristas, que agora têm a orientação clara de onde desempenharão seus papéis pastorais neste ano.

O Seminário Imaculada Rainha do Sertão continua desempenhando um papel fundamental na preparação e desenvolvimento, no cultivo e formação dos futuros sacerdotes da Santa Igreja. Rezemos pelas vocações.