Notícias

Celebração, presidida por Dom Aurélio, reúne Seminaristas na Abertura do Semestre

Celebração, presidida por Dom Aurélio, reúne Seminaristas na Abertura do Semestre

Na manhã do dia 21 de fevereiro de 2024, o Seminário Imaculada Rainha do Sertão, localizado no coração da Diocese de Quixadá, deu início oficial ao semestre letivo com a celebração da Eucaristia, que ocorreu na Capela dos Apóstolos, do referido Centro Vocacional. A missa de abertura, presidida por Dom Aurélio Pinto de Sousa, bispo de Quixadá, reuniu a equipe formativa e os seminaristas das dioceses de Quixadá, Iguatu, Crato, Tianguá, Cajazeiras-PB e Salgueiro-PE.

Na Eucaristia, Dom Aurélio enfatizou o significado e a importância do tempo litúrgico da Quaresma. Em sua homilia, o bispo destacou a necessidade de aproveitar esse período de reflexão e preparação espiritual, convidando os seminaristas a se voltarem a meditação da Palavra de Deus e a considerarem a mensagem de conversão que ela traz consigo.

O bispo fez referência ao exemplo dos cidadãos de Nínive, que, ao ouvirem os apelos do profeta Jonas, responderam com sinceridade e arrependimento, buscando uma mudança de coração e uma reconciliação com Deus. Essa história, segundo Dom Aurélio, serve como um lembrete poderoso da importância da conversão pessoal e do retorno ao caminho da retidão e da verdade. Em meio às reflexões sobre a Liturgia da Palavra, os seminaristas foram instigados a contemplar suas próprias vidas e a considerar de que maneira poderiam responder ao chamado de Deus em suas jornadas vocacionais, em um constante movimento de conversão ao Senhor.

Na mesma ocasião, o Pe. Francisco Moreira Otaviano, reitor do Seminário Imaculada Rainha do Sertão, anunciou os locais de pastoral onde os seminaristas residentes atuarão durante este ano. A atuação pastoral dos seminaristas abrange diversas paróquias da diocese de Quixadá, proporcionando-lhes a oportunidade de vivenciar e contribuir para diferentes comunidades. A comunicação oficial dos locais de pastoral representa um momento significativo para os seminaristas, que agora têm a orientação clara de onde desempenharão seus papéis pastorais neste ano.

O Seminário Imaculada Rainha do Sertão continua desempenhando um papel fundamental na preparação e desenvolvimento, no cultivo e formação dos futuros sacerdotes da Santa Igreja. Rezemos pelas vocações.