Bispos do Ceará em assembleia emitem nota em favor da vida desde a concepção até a sua morte natural

“Escolhe, pois, a vida e viverás” (Dt 30,19).
O Regional Nordeste 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em comunhão com o Magistério universal da Igreja, reafirma, junto à presidência nacional da CNBB, sua posição em favor da vida desde a concepção até a sua morte natural.

Veja na íntegra:

CNBB – REGIONAL NE I
NOTA SOBRE O DIREITO INVIOLÁVEL DA VIDA HUMANA DESDE A SUA CONCEPÇÃO ATÉ A SUA MORTE NATURAL

“Escolhe, pois, a vida e viverás” (Dt 30,19).

Diante das tentativas, cada vez mais incisivas, de descriminalização ou até mesmo a legalização do aborto até a 12ª semana de gestação, reafirmamos que “o aborto constitui a eliminação de uma vida humana, trata-se, pois, de uma ação intrinsecamente má e, portanto, não pode ser legitimada como um bem ou um direito” (Vida: Dom e Compromisso II: fé cristã e aborto, Edições CNBB, 2021, n.96). “Ninguém nunca poderá reivindicar o direito de escolher o que mais convém por meio de uma ação direta que elimine uma vida humana, pois nenhuma pessoa tem o direito de escolha sobre a vida dos outros” (Vida: Dom e Compromisso II, n. 97).

“A decisão deliberada de privar um ser humano inocente da sua vida é sempre má, do ponto de vista moral, e nunca pode ser lícita nem como fim, nem como meio para um fim bom” (Evangelium Vitae, n. 57).

A Igreja, em todo o Brasil, tem manifestado a sua preocupação com a ADPF 442 que pleiteia a possibilidade do aborto legal em nossa nação. Reiteramos a nossa plena comunhão com a posição da presidência da CNBB, bem como reafirmamos que o sacrifício da vida humana, seja em que fase se encontre, é sempre um mal. Constitui-se um escândalo ainda mais grave quando esta vida é completamente indefesa e totalmente dependente do arbítrio de seus semelhantes.

Jamais aceitaremos quaisquer iniciativas que pretendam apoiar e promover o aborto, não importam as justificativas que tentem amenizar ou mesmo camuflar a sua gravidade.

A vida humana é um valor inviolável. TODA vida humana e a vida humana TODA é inviolável.