Quarto Domingo da Páscoa – Domingo do Bom Pastor

IV Domingo da Páscoa – Domingo do Bom Pastor
60º Dia Mundial de Oração pelas Vocações

Neste IV Domingo da Páscoa, Domingo do Bom Pastor, celebra-se o 60º Dia Mundial de Orações pelas Vocações, e a liturgia nos apresenta Jesus como o Bom Pastor: aquele que “dá a sua vida pelas suas ovelhas” (Jo 10,11). Ele expõem a sua vida, a fim de salvar o seu rebanho: “Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância” (Jo 10,10).

O Evangelho deste domingo apresenta uma característica sobre Cristo Bom Pastor com o seu rebanho, assim como nos descreve o Papa Bento XVI:  “uma relação tão estreita que jamais alguém poderá raptar as ovelhas de sua mão. (…) elas estão unidas por um vínculo de amor e de conhecimento recíproco, que lhes garante o dom incomensurável da vida eterna.” E Isso acontece pelo fato de que Ele “caminha à frente (…), e as ovelhas o seguem, pois conhecem a sua voz” (Jo 10,4). Esta é atitude das ovelhas: seguir e ouvir à voz do Senhor.

Atentos a Palavra de Jesus, o Bom Pastor, somos convidados a sermos “uma sinfonia vocacional, com todas as vocações unidas e distintas em harmonia e juntas em saída para irradiar no mundo a vida nova do Reino de Deus”, assim descreve o Papa Francisco em sua mensagem para o Dia Mundial de Oração pelas Vocações. Deste modo, seguir e ouvir à voz do Senhor, implica em cada batizado um seguimento à sua pessoa.

Por isso, possamos como vocacionados ao seguimento à pessoa de Jesus, seguir a exortação de São Pedro: “Andáveis como ovelhas desgarradas, mas agora voltastes ao pastor e guarda de vossas vidas” (1Pd 2,25). Voltemos ao Senhor com todo o nosso coração, sejamos suas ovelhas, ovelhas que escutam a sua voz, ovelhas que se deixam tocar e conhecer pelo Senhor, para que assim, verdadeiramente, possamos segui-lo.

E seguindo-o, como nos diz a Oração Coleta da Santa Missa do IV Domingo da Páscoa: consigamos, com que cada um de nós, possamos atingir, apesar da fraqueza, a fortaleza do Pastor.

Que Cristo, Bom Pastor nos dê a graça para colocarmos em prática aquilo que rezamos na Oração Vocacional: “Senhor da Messe, e Pastor do Rebanho, faz ressoar em nossos ouvidos teu forte e suave convite: “Vem e segue-me!” Derrama sobre nós o Teu Espírito, que Ele nos dê sabedoria para ver o caminho, e generosidade para seguir Tua voz!”

Que neste Dia Mundial de Oração pelas Vocações, nos coloquemos em constante oração, suplicando operários para a sua vinha. Maria, Mãe das Vocações, rogai por nós!

Por:
Padre Breno Oliveira Rabelo