Celebração da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo

“Ele foi ferido por causa de nossos pecados, esmagado por causa de nossos crimes; a punição a ele imposta era o preço da nossa paz, e suas feridas o preço da nossa cura.” (Is 53, 5)

A Santa Igreja celebra a Paixão e Morte de Cristo, um dia de silêncio e recolhimento, dia de contemplarmos o amor de Deus para com a humanidade, nesta celebração atualizamos o sacrifício do Senhor, a sua Paixão e Morte, vislumbramos o sofrimento até a morte e morte de Cruz.

No alto da Cruz, Jesus vence o poder do mal, o pecado, vence a morte, por isso, aquilo que para os judeus é escândalo e para os gentios é loucura, (1Cor 1,23) para nós a Cruz é sinal de Salvação de Amor gratuito.

Jesus que carregando a Cruz, carregando o pesado fardo dos nosso pecados nos amou, nos ama e no alto da Cruz entrega sua vida para a nossa salvação, ao contemplar a Cruz de Nosso Senhor, vemos um amor singular que está acima da sua própria vida, pois Jesus coloca a nossa salvação em primeiro lugar.

Jesus homem puro, sem pecado, morre por causa dos nossos pecados, morre para nos resgatar e dar-nos a vida que perdemos por decorrência do pecado. “Meu Servo, o Justo, fará justos inúmeros homens, carregando sobre si suas culpas”. (Is 53,12)

Abramos o nosso coração para irmos de encontro com o Senhor, para acolhermos a sua infinita misericórdia, para sermos perdoados, resgatados, e sobretudo, para que o Amemos, para que possamos viver para Ele e com Ele.

O mistério da Cruz nos levar a contemplar no rosto desfigurado e maltrato de Jesus o servo fiel e obediente, que “veio ao mundo não para fazer a sua vontade, mais a vontade daquele que Lhe enviou.” (Jo 6,38) é na obediência de Jesus, que cada cristão, cada batizado é convidado a também se fazer obediente a Deus, a também caminhar seguindo os passos no Mestre, carregando também a cruz de cada dia.

Não sejamos como tantos que olhando para Jesus riam, zombavam, desprezavam Ele. Mas nos coloquemos ao seu lado caminhemos com Ele, assim com Verônica que enxugou o Rosto do Senhor e o Cireneu que O ajudou a carregar a Cruz. Não o abandonemos, não viremos as costas, não viremos o nosso coração para o Senhor, sejamos firmes e fieis a Ele, assim como Jesus foi fiel a Deus.

Que a celebração da Paixão do Senhor, nos ajude a rezar, e ao meditarmos a narração da Paixão possamos nós, a cada palavra, a cada gesto de amor de Jesus, sentirmo-nos tocado, amado por Ele. Vivamos este profundo silêncio, vivamos este dia de profunda oração, na grande expectativa de morre com o Senhor, para que com Ele possamos ressuscitar para uma vida nova.

Amém!

Por:
Padre Bruno Oliveira Rabelo
Vigário Paroquial da Paróquia São Francisco de Assis, Quixadá.