Catequistas, instrumentos da Misericórdia de Deus.

capaCatequistas, instrumentos da Misericórdia de Deus.

No último domingo, 28, dia em que a Igreja no Brasil celebrou a vocação do Catequista, na Catedral Jesus, Maria e José, em Quixadá, Ceará, cerca de 100 catequistas vindos das paróquias da diocese, celebraram o seu dia com passagem pela Porta Santa da Misericórdia.

O encontro fez parte das celebrações do Ano da Misericórdia na diocese e na sua programação contou de celebração penitencial, seguido de passagem pela Porta Santa, confissões e celebração eucarística.

A celebração eucarística foi presidida por Dom Angelo, que na sua homilia disse que a sabedoria de Deus é o amor profundo que é capaz de aniquilar-se pelos outros: “Deus nos mostra o caminho para sermos d’Ele e para que o Reino de Deus aconteça. O Reino de Deus é reino do amor eterno que se manifestou, que se revelou em Cristo. Deus é simples e humilde; Deus que se julga inferior ao homem, Cristo aceitou a cruz em nosso lugar, Deus que se aniquila para que sejamos filhos de Deus. A grande sabedoria de Deus é o amor profundo que é capaz de aniquilar-se pelos outros, um amor gratuito que não julga e não condena ninguém”, afirmou.DSCN2434

Quem é o Catequista?

O catequista é antes de tudo alguém que escuta e atende o chamado de Deus. Ele é um mestre em doutrina religiosa, enviado por Deus para despertar e cultivar a fé dos catequizados.

O catequista exerce sua missão em nome de Deus e da comunidade profética em comunhão com a Igreja, de anunciar e denunciar a Palavra de Deus, de ajudar a comunidade a interpretar os acontecimentos, a libertar-se do egoísmo e do pecado, a viver melhor, superando problemas e desafios e a celebrar a fé na Ressurreição.