Escola de Formação para Liderança Jovem

O Setor Juventude da Diocese de Quixadá (CE), realiza a terceira edição da Escola de Formação para a Liderança Jovem.  Com o tema “Pois eu conheço aqueles que escolhi” (Jo 13, 18), os jovens tiveram a graça de uma convivência e de um encontro de formação e espiritualidade profunda com Cristo. O Encontro aconteceu no Centro de Pastoral S. José, da Diocese de Quixadá (CE), nos dias 08, 09 e 10 de fevereiro de 2019.

Iniciando na sexta, dia 08, com a Leitura Orante da Palavra da passagem bíblica da Ultima Ceia, Jo 13, 1-14. O momento foi conduzido pelo padre Pablo Anselmo, pároco da Catedral Jesus, Maria e José e padre referencial da Pastoral Juvenil do Regional Nordeste I e da Diocese de Quixadá. Os jovens silenciaram e adentraram no texto bíblico, fazendo uma profunda meditação sobre o serviço e a doação aos irmãos. O dom recebido é graça e precisa ser partilhado na missão.

“Jesus levantou-se! Não dá para servir permanecendo no comodismo! Há sempre algo para ser feito. Jesus deslocou-se, desceu até o lugar do outro! Jesus revela um novo ângulo, a partir daquele que não está sentado à mesa. Jesus tirou o manto, troca o manto pela toalha. Ele serve como servo” – disse Pe. Pablo.

Ouve dinâmica para interação e melhor conhecimento dos participantes, apresentação do que é o Setor Juventude no Brasil, e em cada realidade particular, pois havia uma grande participação das diversas expressões juvenis da Diocese.

Os pontos fortes de formação foram marcados pela contribuição de dois assessores adultos, Francisco Das Chagas do Setor Juventude da Diocese de Quixadá, que falou sobre “A dimensão espiritual e humana do coordenador-líder”, e Marlos Moreira do Setor Juventude da Diocese de Iguatú (CE), que orientou para a Prática da Liderança Cristã ao interno das Paróquias.

“A base da vida pessoal do coordenador é composta pelo estudo da realidade, pela união de reflexão e ação pastoral, formação permanente e o acolhimento. E as virtudes compõem a base da espiritualidade cristã de um jovem coordenador” – afirmou Das Chagas.

Após um momento forte de Adoração ao Santíssimo, foi vivenciado um momento mais que especial de Koinonia (comunhão) entre todos. O ultimo dia foi de espiritualidade e autorreflexão para os jovens. Pe Pablo conduziu o momento chamado Lava pés, ressaltando que o “Amor é tocar de perto o outro, o contato corporal e em estado de serviço; é aproximar-se, servir e ajoelhar-se! Verdadeiramente nessa Escola de Formação o Senhor estava presente, veio ao encontro de cada, e tocou naqueles que lhe abriram o coração! Se sentiram amados pelo Senhor e não permanecerão os mesmos”.
Houve espaço para planejar com os jovens das diversas Foranias que compõem a Diocese de Quixadá, as atividades que serão realizadas durante o ano. O encontro conclui-se com a Celebração Eucarística e os jovens foram motivados e enviados a irem de novo em missão, em suas paróquias, com os jovens que convivem.

“Vá, é sua responsabilidade de ir e fazer a diferença! Quem se sente amado tem a mesma coragem de dizer: aqui estou, envia-me!”
(Pe. Pablo)

Matéria e Fotos:  Mariana Lane F. dos Santos (Secretaria executiva da Pastoral Juvenil do Regional NE I) e Setor Diocesano de Juventude