DSCN4923Em noite solene, a Diocese de Quixadá encerra o Jubileu Extraordinário da Misericórdia

Após quase um ano de celebrações, orações e reflexões, neste dia 13 de novembro, às 17h30, na Catedral de Jesus, Maria e José, em Quixadá, Ceará, padres, diáconos e centenas de fiéis das diversas paróquias do território diocesano, participaram do encerramento do Ano Santo da Misericórdia.

Com o lema: “Misericordiosos como o Pai”, o ano santo da misericórdia foi instituído pelo Santo Padre, Papa Francisco com o propósito de unir toda a humanidade ao rosto misericordioso de Cristo, no qual se contempla a misericórdia do Pai.

Este ano santo, tempo de grande perdão, foi singular, porque foi a primeira vez, na história da Igreja, em que um papa autoriza a abertura de portas santa nas dioceses de todo o mundo, a fim de que, o maior número de fiéis lucrasse as indulgências plenárias. Na Diocese de Quixadá teve seu início no dia 12 de dezembro de 2015 com abertura das portas santas na Igreja Catedral, Santuário Diocesano Nossa Senhora Imaculada Rainha do Sertão, em Quixadá, Paróquia de Santo Antônio de Pádua, em Quixeramobim e na Paróquia de Nossa Senhora de Boa Viagem, em Boa Viagem, Ceará.

Segundo o Vigário Geral da diocese, Padre Eronildo Oliveira, em comunicado oficial, afirmou que o ano santo chega ao seu fim, mas que é necessário que os filhos de Deus continuem mostrando concretamente a misericórdia aos seus irmãos: “Conclui-se o Ano santo, mas certamente não se esgota o seu tema central. Como Deus continuará a mostrar aos seus filhos a sua misericórdia, assim os filhos de Deus são exortados a mostrá-lo concretamente aos seus irmãos. Todos somos chamados a manifestar misericórdia ao próximo: com as possíveis e diversas obras de bem, com a sábia paciência do perdão, com o empenho pessoal e comunitário em prol da justiça e da paz”, disse.

A celebração solene foi presidida por Dom Angelo onde disse que a porta misericórdia se abriu para sempre e exortou aos cristãos a aproveitarem bem o tempo oferecido por para a conversão: “Nós não fechamos a porta, nós concluímos o ano jubilar da misericórdia e não a fechamos porque a porta se abriu para sempre. O Papa Francisco fechará simbolicamente, no próximo domingo (20) porque o tempo tem o seu limite e Deus nos dá um tempo para a nossa conversão. Pois, aproveitemos todo o tempo que Deus nos dá para a nossa conversão, para voltamos para ele e à prática concreta do amor com os irmãos”, afirmou.

Na ocasião da festa de encerramento, foi inaugurado oficialmente na diocese, o Ano Nacional Mariano, decretado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, em comemoração ao jubileu dos 300 anos do achado da imagem de Nossa Senhora Aparecida no Rio Paraíba, em São Paulo.DSCN4865

Gesto Concreto do Ano Santo

Como gesto concreto do Ano da Misericórdia, Dom Angelo anunciou que está sendo construída, no Bairro Putiú, em Quixadá, uma capela dedicada a Jesus Misericordioso, e esta terá o altar dedicado no segundo domingo da páscoa de 2017, por ocasião da Festa da Misericórdia.

Por: Sem. Aryssom Magalhães