Notícias

Área Pastoral Custódio

Os devotos de São José, padroeiro do Ceará e da Área Pastoral da comunidade de Custódio, a 20 km do Centro de Quixadá, participaram no início da manhã de 19 de março, dia dedicado a São José, da procissão em sua homenagem.
Repetindo a tradição de mais de um século, fiéis de freguesias vizinhas, também das cidades de Choró, Quixeramobim e Fortaleza se juntaram aos católicos desta localidade percorrendo a vila com a imagem do santo nos ombros, e participaram, em seguida, da celebração Eucarística presidida por Dom Angelo Pignoli, bispo da diocese de Quixadá.
Padre Sérgio Tomaz, que a dois meses está à frente da missão em Custódio, conduziu a procissão. Receptivos a este momento, além dos idosos e adultos, jovens e crianças também acompanharam o animado trajeto com a imagem do santo, muitos debaixo de sombrinhas. Dessa vez o andor contou até com o auxílio de mulheres. Diferente do ano anterior, a missa foi campal, devido ao número de fiéis.
Era o encerramento dos festejos iniciados havia 10 dias naquela localidade. Alguns seguidores do santo haviam pernoitado na vila. Como o tradicional leilão da área pastoral se encerrou na madrugada, preferiram se acomodar no entorno da capela e aguardar o último dia dos festejos. “Quem tem devoção é assim mesmo, aguenta frio e sol para receber a bênção do nosso protetor. Este ano atendeu as minhas preces, a chuva voltou“, justificou o agricultor Belizário Firmino, 65 anos.
O aposentado José Alves Lessa, 81 anos, morador da localidade de Algodões, em Quixeramobim, é um desses fervorosos devotos. Apesar de não ter mais forças para cuidar da lavoura, faz questão de participar do encerramento dos festejos e rezar por melhores dias para quem ainda depende do que colhe no campo para sobreviver. “Quando a seca castiga é preciso ter muita fé e sempre pedir por um bom inverno“, ressalta o mesmo.

 

Por: Alex Pimentel – Fatos diários do Sertão Central e do Maciço de Baturité.
Pascom – Área Pastoral São José