Ação Social

Atualmente enfatizam-se os dados oriundos das estatísticas policiais e de outros órgãos de acompanhamento social acerca do crescente índice de jovens adolescentes envolvidos no uso de substâncias entorpecentes, que pelas condições econômico-financeiras dos mesmos, “despencam” no consumo do crack.

Segundo a definição da Organização Mundial de Saúde – OMS, de 1981, que é utilizada até os dias atuais, droga é qualquer substância que, não sendo produzida pelo organismo, tem a propriedade de atuar sobre um ou mais de seus sistemas, produzindo alterações em seu funcionamento. (Fonte: www.drogas.org.br/drogas/home/Default_Destaque.asp?P=77)

Sendo assim, os adolescentes e crianças expostos a um ambiente de alta vulnerabilidade social, de extrema pobreza social e cultural, que possibilita o acesso à essas substancias, são prejudicados de modo que suas vidas e compreensão de sua real dignidade lhes são privados. No entanto,”feitos novos pelo amor de Deus, os homens são capacitados a transformar as regras e a qualidade das relações, […] buscar a justiça onde prevalece a exploração do homem pelo homem. […]. O amor cristão move à denuncia, à proposta e ao compromisso de elaboração de projetos em campo cultural e social. (Ibid, §4, 6).

Dom Angelo Pignoli (Bispo da Diocese de Quixadá)

Dom Angelo Pignoli
(Bispo da Diocese de Quixadá)

Portanto, através da integração proposta por nosso pastor Dom Angelo Pignoli, algumas instituições e movimentos mantidos e/ou ligados à Diocese de Quixadá, bem como também com a perspectiva de colaboração da Dra.Paulina do Carmo Arruda Vieira Duarte (Secretária Nacional de Políticas sobre Drogas – SENAD/Brasília/ DF), mobilizam-se em esforços conjuntos: desde o apoio material e hospitalar (ambulatorial), bem como o conforto espiritual e psicológico para prestarem assistência àqueles de que necessitam de Amor, a fim de que retornem ao seio da sociedade, devidamente restaurados em sua dignidade.

Algumas das instituições que atuam em conjunto com Diocese de Quixadá e dedicam-se à acolhida e ao amparo de todos aqueles que delas necessitam são: Associação Novos Horizontes, Comunidade Mariana Oasis da Paz, Comunidade Rainha da Paz, Hospital-Maternidade Jesus Maria José, Seminário Maior Diocesano Nossa Senhora Rainha do Sertão e Associação Maria Mãe da Vida.