VIGÍLIA PASCAL

“Ele não está aqui! Ressuscitou, como havia dito! Aleluia!

Estimados irmãos e irmãs,

Rejubile o nosso coração de alegria, entoemos com toda a força de nosso ser, o solene Aleluia, pois hoje celebramos a vitória da vida sobre a morte, do amor sobre o ódio, da luz sobre as trevas. É Páscoa! Cristo ressuscitou como havia dito! A esperança não morreu, a morte não deu a última palavra. Eis que chegou a tão esperada noite santa, a noite de todas as noites, a noite cujo brilho e luz são mais irradiante que o dia com mais belo sol.

Nesta solene vigília pascal, somos inseridos no grande mistério de amor de Deus para conosco que alcança o ápice na ressurreição de Jesus Cristo, mas que é manifestado desde a criação do mundo. Nas sete leituras que são proclamadas nesta noite santa, a Igreja nos conduz pela história da salvação, começando pela criação, passando pela eleição e libertação do povo de Israel, pelos profetas até chegar ao seu ápice na encarnação, vida, missão, morte e ressurreição do Filho amado do Pai. Trilhando este caminho da história da salvação, percebemos o amor de Deus pelo homem que se manifestou no tempo e no espaço e encontrou o seu ponto mais alto na ressurreição de seu Filho Jesus Cristo. Toda a história do homem, do mundo, todo o cosmo, tudo o que existe tende para o Cristo e Nele encontra o seu fim. E também nós somos chamados a tendermos para o Cristo ressuscitado, ou seja, toda a nossa vida, a nossa existência deve encontrar o seu fim último em Cristo vivo e glorioso.

Pois se “morremos com Cristo, cremos que também viveremos com Ele”, nos diz Paulo no trecho da carta aos romanos proclamado na vigília de hoje. Pois somos convidados a matar em nós o pecado, toda realidade de desunião e ódio e fazer ressurgir um homem novo, nascido segundo o amor de Deus. Nesta noite santa em muitas Igrejas é ministrado o sacramento do batismo, mostrando assim a intima unidade entre o Batismo e o mistério pascal. Batismo é justamente isso: vida nova em Cristo, é ser sepultado com Cristo e com Ele ressuscitar para uma vida nova. Nós que já fomos batizados e que hoje com velas acesas renovamos nossas promessas batismais, devemos renovar o grande propósito de viver como filhos da luz, devemos reacender a chama da fé em nossos corações. Quantas vezes desanimamos na fé, quantas vezes o nosso coração deixou de arder de amor, se tornando frio e distante de Deus, pois a chama da fé acesa no batismo já se apagou. Porque muitas vezes procuramos entre os mortos Aquele que ressuscitou e vive glorioso.

No evangelho de hoje segundo São Mateus, o anjo do Senhor que mais parecia um relâmpago de luz tão brilhante e de vestes tão brancas, diz a Maria Madalena e à outra Maria que elas não procurem no sepulcro Aquele vive, o sepulcro está logicamente vazio, porque assim Ele disse, assim Ele prometeu. Quantas vezes também nós procuramos consolação para nossos problemas e aflições nos diversos sepulcros vazios que nos são apresentados pelo mundo. Quantas vezes preferimos ficar chorando de tristeza nossas infidelidades e frustrações aos pés dos sepulcros vazios de nossa existência e esquecemos que somente Aquele que vive verdadeiramente é capaz de nos dá a vida verdadeira. Somente Aquele que ressuscitou é capaz de escancarar as portas dos sepulcros de nossa existência e nos chamar para fora, para a vida nova. Deixemos que Aquele que é a luz verdadeira ilumine nossas vidas.

Por fim, gostaria de trazer uma reflexão sobre um dos grandes símbolos desta noite santa: a luz. O círio pascal que é aceso no início da Vigília nos lembra “Cristo como verdadeira estrela da manhã eternamente sem ocaso” nos diz o Santo Papa Bento XVI, e continua ele “na solene vigília de Pascoa, as trevas tornam-se luz, a noite cede lugar ao dia que não conhece ocaso”. Ao passar o círio pela Igreja acendemos as nossas velas na firme esperança de que esta luz que jamais se apaga possa dissipar as trevas do nosso coração, possa fazer com que a noite escura de nossa vida seja iluminada pela luz que vem do Cristo ressuscitado. Cristo ressuscitou verdadeiramente como disse! Ressuscitemos também com Ele! Aleluia, aleluia!

Por:
Padre Bruno Lima
Vigário paroquial da Paróquia Nossa Senhora do Carmo – Lagoa do Mato, Itatira.