Seminário Propedêutico – Histórico

A formação dos futuros candidatos ao presbitério inicia-se na entrada ao Seminário, e sua primeira etapa chama-se Propedêutico, sendo uma etapa indispensável e necessária, tem sua identidade e trajetória formativa específica. Diante das necessidades de nossa Igreja particular, Dom Angelo Pignoli, nosso terceiro bispo, decidiu criar no ano de 2015 essa etapa introdutória, dando a esta nova casa de formação o nome de Seminário Propedêutico Dom Joaquim Rufino do Rêgo. Dom Rufino, sendo o primeiro Bispo da Diocese de Quixadá, deu início aos trabalhos de Evangelização a nível diocesano e foi um grande promotor vocacional, desenvolvendo um árduo trabalho neste âmbito.

A missão de ser o primeiro reitor desta casa de formação foi confiada ao Revmo. Pe. Francisco Nilson Lima, assumindo este encargo de janeiro de 2015 até setembro de 2015. Neste mesmo ano, foi nomeado como o segundo reitor o Revmo. Pe. Pablo Nogueira Anselmo, que exerceu este ofício de setembro do ano de 2015 até dezembro de 2017. No ano de 2018, diante das necessidades da Diocese, o Seminário Propedêutico passa a ter sua sede junto ao Seminário Maior, tendo como terceiro reitor o Revmo. Pe. Sérgio Tomaz Moreira da Silva, que assumiu esse encargo de janeiro de 2018, permanecendo até dezembro de 2019. No ano de 2020, foi nomeado o Revmo. Pe. Breno Oliveira Rabelo como o quarto reitor do Seminário Propedêutico Dom Joaquim Rufino do Rêgo, retornando neste mesmo ano à sua sede própria. 

Por meio desta etapa formativa, cabe ao Seminário Propedêutico oferecer aos seminaristas um tempo propício de discernimento e conhecimento da vocação presbiteral, que é um caminho de autoconhecimento, seguimento, entrega e amor a Cristo Bom Pastor e ao próximo. Ao final de cada ano alguns jovens são encaminhados para o Seminário Maior, alguns podem ainda permanecer por mais um ano neste seminário, ou ainda retornarem às suas famílias.

Neste ano de 2023, o Seminário Propedêutico, não acolherá nenhum jovem para esta etapa introdutória. Este ano será um tempo oportuno para o acompanhamento de outros jovens que desejam fazer essa experiência de seguimento e configuração a Cristo, Bom Pastor.   

Rezemos pelas Vocações Sacerdotais: “A messe é grande, mas os operários são poucos. Pedi, pois, ao dono da messe que enviei operários para sua messe” (Mt 9,37-38).  

Confira também