Seminário Propedêutico – Histórico

O Seminário Propedêutico, por ser uma etapa indispensável para todos os candidatos ao Seminário Maior e diante das necessidades de nossa Igreja particular, Dom Angelo Pignoli, nosso terceiro bispo, decidiu criar no ano de 2015 essa etapa introdutória, dando a esta nova casa de formação o nome de Seminário Propedêutico Dom Joaquim Rufino do Rêgo. Dom Rufino, sendo o primeiro Bispo da Diocese de Quixadá, deu início aos trabalhos de Evangelização a nível diocesano e foi um grande promotor vocacional, desenvolvendo um árduo trabalho neste âmbito.

A missão de ser o primeiro reitor desta casa de formação foi confiada ao Revmo. Pe. Francisco Nilson Lima, assumindo este encargo de janeiro de 2015 até setembro de 2015. No mesmo ano, foi nomeado como o segundo reitor o Revmo. Pe. Pablo Nogueira Anselmo, que exerceu este ofício de setembro do ano de 2015 até dezembro de 2017. No ano de 2018, diante das necessidades da Diocese, o Seminário Propedêutico passa a ter sua sede junto ao Seminário Maior, tendo como terceiro reitor o Revmo. Pe. Sérgio Tomaz Moreira da Silva, que assumiu esse encargo de janeiro de 2018, permanecendo até dezembro de 2019. No ano de 2020, foi nomeado o Revmo. Pe. Breno Oliveira Rabelo como o quarto do Seminário Propedêutico Dom Joaquim Rufino do Rêgo, retornando neste ano à sua sede própria. Este já é o sétimo ano em que o Seminário Propedêutico desta diocese acolhe os seminaristas iniciantes. Em 2015, a Casa de Formação acolheu três seminaristas. Em 2016, foram acolhidos mais oito seminaristas. Em 2017, o Seminário teve um turma de cinco seminaristas. Em 2018, foram acolhidos mais dois jovens. Em 2019, o Seminário não recebeu seminaristas e em 2020 foram acolhidos seis seminaristas para iniciarem seu percurso formativo, dos quais dois permaneceram no ano de 2021.

Sendo também etapa de discernimento, após cada ano alguns jovens são encaminhados para o Seminário Maior, alguns podem permanecer por mais um ano neste seminário, ou ainda retornarem às suas famílias. Neste ano de 2022, o Seminário acolhe três seminaristas das paróquias Nossa Senhora de Nazaré (Capistrano), São Sebastião (Choró) e São Francisco (Quixadá).

Confira também