Seminário Propedêutico – Formação

A etapa do Seminário Propedêutico

O período do Seminário Propedêutico tem um caráter introdutório com vista à sucessiva fomação sacerdotal.  É uma etapa formativa indispensável para todos os candidatos ao Seminário Maior, tem  uma especificidade própria, eminentemente querigmática, caracterizada pelo encontro pessoal com Cristo.  Essa etapa da formação aos candidatos ao Sacerdócio deve assentar sólidas bases para a vida espiritual e favorecer um maior conhecimento de si para o crescimento pessoal. É fundamental que seja vivida numa comunidade distinta daquela do Seminário Maior, mas sempre mantendo a aproximação e a comunhão.

Seguindo o modelo proposto no documento sobre a formação dos Sacerdotes Pastores Dabo Vobis de São João Paulo II,  o Seminário Propedêutico busca oferecer aos candidatos ao Sacerdócio uma formação nas dimensões humana, espiritual, intelectual e pastoral. Sobre as quais detalha-se a seguir:
– Dimensão Humana:

O candidato ao Sacerdócio deve buscar um amadurecimento da própria personalidade, a fim de se tornar imagem viva de Jesus Cristo, Cabeça e Pastor da Igreja. Deste modo, sendo a formação humana, fundamento de toda a formação sacerdotal, o Seminário Propedêutico busca oferecer formações humanas, acompanhamento psicológico (com padres e psicóloga que contribuem para favorecer uma costrução da personalidade do canditado) e  diálogos a fim de ajudar o candidato a cultivar qualidades humanas necessárias para o seu amadurecimento e crescimento como pessoa humana.

– Dimensão Espiritual:

O candidato ao Sacerdócio deve ter presente que essa dimensão é obra do Espírito Santo e compromete a pessoa em sua totalidade; introduz na comunhão profunda com Jesus Cristo, Bom Pastor; conduz a uma obediência de toda a vida ao Espírito numa atitude filial para com o Pai, e numa ligação fiel a Esposa de Cristo, à Igreja. Deste modo, o Seminário Propedêutico busca oferecer ao candidato uma vivência em íntima comunhão com o Pai por meio de seu Filho Jesus Cristo, no Espírito Santo. Isso o faz através de um amadurecimento da vida espiritual, por meio da vida sacramental, da Liturgia das Horas, da familiaridade com a Palavra de Deus – Lectio Divina, da oração pessoal e comunitária, da recitação do Santo Terço, da Direção Espiritual e formações sobre espiritualidade. É ajudado por um padre Diretor Espiritual (direção e formação) e por uma religiosa (formação).

– Dimensão Intelectual:

O candidato ao Sacerdócio precisa ter presente a exortação de São Pedro “dar razão da vossa esperança, a todos aqueles que vo-lo pede” (1Pd 3,15) para que possa manisfestar um diligente cuidado pelo valor da formação intelectual afim de auxiliar os irmãos e irmãs. O canditado tem que estar pronto a defender sua fé diante dos enormes desafios da nova evangelização que vão surgindo no mundo hodierno. Pensando nessa dinâmica, o Seminário Propedêutico busca ofercer ao seminarista um conhecimento inicial da doutrina cristã, através do estudo do Catecismo da Igreja Católica, assim como, uma base em algumas disciplinas curriculares. No tocante a dimensão intelectual, a fim de conhecer e bem viver o que se celebra, oferece-se o estudo da Instrução da Liturgia das Horas, da Instrução Geral do Missal Romano, leituras de documentos do Magistério da Igreja com a finalidade de adquirir um conhecimento de tais documentos e de outros textos que contribuem para a formação do candidato.

– Dimensão Pastoral:

O candidato ao Sacerdócio deve ter consciência de que sua formação é destinada a dispô-lo de modo particular para comungar da caridade de Cristo, Bom Pastor. O período do Propedêutico não assume diretamente um serviço pastoral, como os seminaristas do Seminário Maior, mas já nesta primeira etapa da formação são educados a ter presente que sua formação deve levá-lo a ser verdadeiro pastor de almas segundo o exemplo de Nosso Senhor Jesus Cristo, Mestre, Sacerdote e Pastor.

“Dar-vos-ei pastores segundo o meu coração” (Jr 3,15)

Confira também