Bispos anteriores

Ordenação Episcopal: 26/03/1988
Posse na Diocese de Quixadá: 26/05/1988
Renúncia: 03/01/2007

Dom Adélio José Tomasin , bispo emérito de Quixadá, é de origem italiana da província de Vicenza. Estudou o segundo grau e o curso de Filosofia no Seminário Maior de Verona. Cursou Teologia no Seminário Arquidiocesano de Ferrara e por conseguinte foi ordenado sacerdote em seguida. Primeiramente foi reitor da Casa de Formação de Roncá em Verona. Passou por Uruguai e em seguida no ano de 1962 chega a primeira vez ao Brasil indo residir em Porto Alegre,cidade esta na qual fundou o Centro Social Padre João Calábria. Retornar ao exterior mais precisamente Londres, para fazer estudo de linguística. Depois de Londres foi morar na Nigéria onde foi diretor de um instituto. Em 1972 regressa à Itália onde lá assume o cargo a ele confiado de Superior Geral  da Congregação dos Pobres Servos da Divina Providência. Regressa ao Brasil no ano de 1984 onde retornar à Porto Alegre. Em 16 de Março de 1988 é nomeado então como Bispo para até então sede vacante Diocese de Quixadá.  Toma posse na Diocese de Quixadá no dia 26 de Maio e desde então começa uma série de transformações e inovações na Diocese.  Entre suas principais benfeitorias estão o Hospital-Maternidade Jesus, Maria e José, a Faculdade Católica Rainha do Sertão, o Santuário N.Sra. Imaculada Rainha do Sertão, bem como também a consolidação do Seminário Maior Diocesano de Quixadá e muitas outras obras que inspiradas por Deus foram executadas por Dom Adélio. Aos 77 anos de idade no dia 3 de Janeiro de 2007 teve sua renúncia aceita pelo Papa Bento XVI. Com seu bispado Dom Adélio transformou não somente a realidade eclesial, mas com suas ideia inovadoras e sua visão de futuro conseguiu mudar a vida de uma cidade, melhorando sua condição econômica,educacional, e não somente de Quixadá, mas de uma região inteira do Sertão Central. Atualmente como bispo emérito de Quixadá Dom Adélio exerce a função de Chanceler na Faculdade e Instituto Técnico Cisne, nova faculdade que foi confiada aos cuidados do mesmo e que cada vez mais gera desenvolvimento para a cidade.

Sítio Lemos
Rua A, nº85
Caixa Postal 46
Quixadá – CE
Tel/fax: (88) 3412-0504

1º Bispo Diocesano de Quixadá

DomRufinoDom Joaquim Rufino do Rego
Data de Nascimento: 14/01/1926
Ordenação Presbiteral: 05/10/1952
Nomeação Episcopal: 21/04/1971
Ordenação Episcopal: 04/07/1971
Posse na Diocese de Quixadá: 20/08/1971
Transferido para a Diocese de Parnaíba-PI: 25/03/1986
Renúncia: 21/02/2001
Falecido em Parnaíba-PI aos 10/08/2013

Primeiro Bispo da Diocese de Quixadá, Dom Joaquim Rufino do Rego , natural na cidade de Picos no estado do Piauí, Dom Rufino ingressou primeiramente no Seminário de Teresina no ano de 1940. Em 1947 foi transferido para o Seminário Arquidiocesano de Olinda para cursar Filosofia até 1948. No ano seguinte é enviado a Roma para dar prosseguimento a sua formação no Pontifício Colégio Pio Brasileiro. Na Pontifícia Universidade Gregoriano concluiu a sua Teologia. Foi ordenado em Roma e ao retornar para o Brasil ficou como Vigário Auxiliar da Catedral de Oueiras no Piauí . Em 1956 assume sua primeira paróquia em Simplício Mendes. Por ordem do Papa Paulo IV é nomeado bispo depois de ter assumido uma paróquia na sua cidade natal. No dia 04 de agosto de 1971 é ordenado bispo e em 20 de agosto de 1971 se instala e toma posse na Diocese de Quixadá juntamente com a instalação da Diocese. Durante 15 anos Dom Rufino comandou os trabalhos iniciais da Diocese, sendo ele o primeiro a começar a organizar enquanto Dioceses os trabalhos das pastorais, das vocações e etc. No ano de 1986 anuncia sua mudança de Diocese, é então transferido para a Diocese de Parnaíba onde foi bispo até 2001 quando emitiu sua renúncia e tornou-se bispo emérito. No dia 10 de agosto de 2013 é então anunciada a notícia pesarosa de seu falecimento em Teresina. Dom Rufino é um dos grandes ícones da Diocese, como aquele que deu início a vida oficial da Diocese de Quixadá.