Bispo Diocesano

Dom Aurélio Pinto de Sousa nasceu no dia 12 de novembro de 1974, na cidade de Guaraciaba do Norte-CE. É o segundo filho do casal Antônio Pinto de Sousa e Maria das Graças de Sousa. Concluiu o Ensino Médio no Colégio Municipal Dom Pedro I, em Guaraciaba do Norte, no ano de 1993.

Em 1994, ingressou no Seminário São José, em Tianguá- CE, onde fez a etapa do Propedêutico. Entre os anos de 1995 e 1997, cursou Filosofia no Instituto Teológico Pastoral do Ceará (ITEP), em Fortaleza, cuja licenciatura foi validada, posteriormente, na Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Entre os anos 1998 e 2000, cursou bacharelado em Teologia no Centro de Estudos Superiores da Companhia de Jesus, atualmente, Faculdade Jesuíta. Em seguida, de 2001 a 2003, realizou o curso do mestrado em Teologia na mesma instituição. Sua ordenação diaconal aconteceu no dia 19 de março de 2003, e a ordenação presbiteral se deu no dia 12 de julho de 2003, pelas mãos de Dom Francisco Javier Hernández Arnedo, OAR, então bispo de Tianguá.
Em 2007, cursou especialização em Formação Presbiteral no Instituto Santo Tomás de Aquino, em Belo Horizonte (MG). Em 2009, iniciou doutorado em Teologia dogmático-sacramental no Pontifício Ateneo Santo Anselmo, em Roma.

Entre suas atividades eclesiásticas, exerceu a função de Reitor do Seminário Dom Timóteo de Teologia, em Fortaleza, entre os anos de 2003 e 2008. E, em 2009, foi vigário paroquial na Catedral Senhora Sant ́Ana, em Tianguá.

Ao regressar para o Brasil após cursar doutorado, assumiu a função de administrador da Área Pastoral São Pedro (2014 a 2016); também foi pároco da paróquia São Pedro (2016 a 2022), em Tianguá. No início deste ano de 2023 foi designado pároco da paróquia Nossa Senhora da Assunção, na cidade de Viçosa do Ceará. Exerceu também as funções de membro do Conselho de Presbíteros, assistente eclesiástico para a Pastoral Litúrgica e representante do Clero. Desde o ano de 2003 foi professor de Liturgia, Sacramentos e Mariologia na Faculdade Católica de Fortaleza.

No dia 10 de maio, o Papa Francisco o nomeou como Bispo da Diocese de Quixadá-CE. Sua ordenação episcopal aconteceu no dia 15 de julho de 2023 na Igreja Catedral de Sant’Ana em Tianguá tendo como bispos ordenantes Dom José Antônio Aparecido Tosi Marques (Arcebispo de Fortaleza), Dom Francisco Edimilson Neves Ferreira e Dom Francisco Javier Hernández Arnedo, OAR, Bispo Diocesano e Bispo Emérito de Tiángua, respectivamente. Dom Aurélio, escolheu como lema episcopal “Pascite gregem Dei” (1Pd 5,2). No dia 05 de agosto de 2023, em solene celebração eucarística na Igreja Catedral de Jesus, Maria e José foi empossado como 4o Bispo da Diocese de Quixadá.