“VERITAS LIBERABIT VOS” (Jo 8, 32) – A verdade vos libertará

Dom Angelo Pignoli
Por mercê de Deus e da Santa Sé Apostólica, bispo diocesano de Quixadá entre os anos de 2007 e 2021

Dom Angelo Pignoli nasceu aos 4 de dezembro de 1946, em Cappella Picenardi (Cremona – Itália). Filho de Carmelo Virginio Pignoli e Maria Paolina Morelli Pignoli, era o caçula de cinco irmãos e uma irmã. Aos 14 anos emigrou com sua família, pai e irmãos, para o Brasil, fixando-se no Estado de São Paulo, mais precisamente na zona rural da cidade Cravinhos. Fez os estudos do Ensino Fundamental na Itália e o Ensino Médio e Filosofia no Seminário Arquidiocesano Maria Imaculada, em Brodowsky – SP, Arquidiocese de Ribeirão Preto, e o Curso de Serviço Social na Faculdade UNAERP em Ribeirão Preto. Realizou os estudos de Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma.
Foi ordenado sacerdote aos 19 de março de 1976 e incardinado na Diocese de Franca – SP. Seu irmão Emílio Pignoli nesse mesmo ano foi ordenado bispo. Ainda como padre, Dom Angelo serviu como promotor vocacional e vigário paroquial da Catedral (1976), pároco da Paróquia São José de Orlândia- SP (1976 a 1988), reitor do Seminário Filosófico Regional em Ribeirão Preto (1979 a 1982). Foi coordenador de pastoral (1984 a 1988), pároco da catedral de Franca e Vigário Geral (1988 a 1992), pároco da Paróquia Menino Jesus de Praga e Santa Efigênia, vigário episcopal para o Caminho Neocatecumenal (1988 a 2006), pároco da Paróquia Divino Espírito Santo de Nuporanga e reitor do Seminário Maior de Franca em Sales Oliveira (1992 a 1999), pároco na Paróquia Sant’Ana em Franca – SP e diretor espiritual do Seminário Diocesano (2000 a 2007).
No dia 3 de Janeiro de 2007, o Papa Bento XVI o nomeou para ser Bispo da Diocese de Quixadá – CE. Dom Angelo foi ordenado bispo no dia 11 de março desse mesmo ano e tomou posse como terceiro bispo da Diocese de Quixadá no dia 25 de março de 2007. Desde então, apascentou seu rebanho na força da “Verdade que liberta” (Cf. Jo 8, 32) na cotidianidade da missão. Destacamos alguns feitos de seu episcopado: a construção das novas instalações do Seminário Maior diocesano Nossa Senhora Imaculada Rainha do Sertão, modificação das antigas instalações do Seminário em Centro de Pastoral São José, a reforma da Sé Catedral e sua solene dedicação, além de apoio à reformas em diversas igrejas e capelas por toda a diocese, a celebração dos 40 anos da Diocese de Quixadá, a criação de duas novas áreas pastorais, a elevação da Faculdade Católica Rainha do Sertão para Centro Universitário Católica de Quixadá, os dedicados programas diários de rádio, encontros com os crismandos, a reorganização da Diocese em quatro foranias, a reorganização das pastorais diocesanas com a criação das Comissões diocesanas de Liturgia e Catequese, a reorganização e união das instituições diocesanas na Rede Católica de Quixadá, a celebração do Triênio Jubilar dos 50 anos da Diocese de Quixadá. Além disso, Dom Angelo realizou nesses anos de episcopado aproximadamente … crismas e ordenou 20 presbíteros para a Diocese de Quixadá, além de religiosos.
Dom Angelo marca, assim, a Igreja Particular de Quixadá pela verdade com a qual apascentou essa porção do povo de Deus, revelando sua profunda e incessante generosidade, além da força e sabedoria com as quais proclamou nestas terras sertanejas a Palavra de Deus. Eternamente, a Diocese de Quixadá estará marcada por sua passagem e presença fecunda, sobretudo naqueles corações que encontram a Deus, onipotente e misericordioso, na vida desse homem que, no amor e na dor, foi consagrado a Deus na ordem dos Apóstolos.