Seminaristas recebem novos ministérios em Celebração Eucarística.

No dia 22 de Setembro, no Seminário Maior N.Sra. Imaculada Rainha do Sertão, na Diocese de Quixadá , aconteceu a Celebração Eucarística de instituição dos ministérios de Leitorado e Acolitato para os seminaristas da Teologia. Durante o curso acadêmico da Teologia o seminarista que está fazendo seu caminho de discernimento vocacional deve passar por algumas etapas formativas e ministeriais para depois de algum tempo chegar a sua ordenação sacerdotal. Dentro da etapa teológica o seminarista que caminha corretamente ,sempre com pedido e permissão da equipe formativa, recebe alguns ministérios, que são na verdade mandatos de serviço que a Igreja na pessoa do Bispo entrega ao seminaristas que está ali diante da Igreja requirindo um passo a mais na sua caminhada vocacional. Primeiramente ao entrar na teologia o candidato recebe a admissão às ordens sacras, que é um pedido que se faz a Igreja para caminhar mais seriamente na vocação e começar a assumir algumas responsabilidades no que diz respeito a sua vivência formativa e vocacional. Sendo aceito o candidato recebe a admissão as ordens sacras que é um reconhecimento que a igreja faz a um seminaristas dando-lhe uma resposta positiva para continuar com seus estudos e seu caminho formativo. Tendo recebido a admissão o seminarista deve então caminhar e conforme sua etapa na teologia recebe os demais ministérios , o de leito e o de acólito. Nesta celebração foram acolhidos e instituídos como leitores os seminaristas: Breno Oliveira, Bruno Oliveira, Bruno Paz, Carlos Alberto e José Brandão( Ir. Rafael). O leitor tem como função e dever de aprofundar-se nas Sagradas Escrituras e bem proclamá-la na assembléia, nas celebrações, é dever do leitor zelar pelo anúncio e proclamação da Palavra de Deus. O seminarista que será instituído leitor é exortado pelo Bispo com as seguintes palavras: “Recebe este livro da Sagrada Escritura e transmite com fidelidade a Palavra de Deus,para que ela frutifique cada vez mais no coração das pessoas.” Para o ministério de acólito foi instituído o seminarista quaternário da teologia João Andrade, que foi exortado com as seguintes palavras: “Recebe o pão para a celebração da Eucaristia e procede de tal modo que possas servir dignamente à mesa do Senhor e da Igreja”. Portanto é missão do acólito auxiliar os presbíteros e diáconos no desempenho de suas funções, bem como distribuir a Sagrada Comunhão aos fiéis. Na ocasião da celebração estavam reunidos todos os que compõem os seminários de Quixadá e também alguns familiares e amigos de nossos seminaristas. Agradecemos a Deus por tudo que Ele nos fez até aqui e continuamos em oração pedindo por nosso irmãos seminaristas para que Deus lhes dê sempre mais fé, força e perseverança na caminhada!

DSCN1627 DSCN1628 DSCN1642 DSCN1657 DSCN1658 DSCN1686 DSCN1689 DSCN1692 DSCN1695 DSCN1697 DSCN1698 DSCN1700 DSCN1701 DSCN1706 DSCN1707 DSCN1732 DSCN1733 DSCN1734 DSCN1735 DSCN1744 DSCN1745

Confira as fotos na íntegra,acesse: Celebração Eucarística de instituição dos ministérios de leitorado e acolitato.