Seminaristas recebem ministério de acólito e leitor

No último dia 15 memória de Santa Teresa D’Ávila foi realizada na capela de São José do centro diocesano de pastoral a solene celebração eucarística presidida por Sua excelência Reverendíssima Dom Ângelo Pignoli- Bispo de Quixadá, onde os seminaristas Antonio Durval De Almeida Viana Filho, Bruno Dias de Lima e Leandro Sabino da Rocha foram instituídos no ministério de leitor e os seminaristas Bruno Paz Farias e Marcelo Eduardo Pereira Santos no ministério de acólitos. Este é mais um passo importante que marca a caminhada vocacional destes jovens rumo ao sacerdócio. Além disso, ministério é serviço, portanto, estes seminaristas são chamados a servir mais intimamente a Igreja, tendo por fundamento as sagradas escrituras e a eucaristia, de modo que muito mais do que um subir de etapas, eles são chamadas a descer cada vez mais buscando serem sempre mais, servos de todos, a exemplo de nosso Senhor Jesus Cristo.  Aquele que é instituído no ministério de leitor deve “consciente do ofício recebido, adquirir cada vez mais, por todos os meios oportunos, intenso amor e conhecimento da sagrada escritura, de modo a tornar-se discípulo mais perfeito do Senhor” (São Paulo VI). O acólito é chamado a ter uma relação de maior intimidade com a sagrada eucaristia, afim de que possa com amor “cuidar do serviço do altar; auxiliar o diácono e o sacerdote nos atos litúrgicos, sobretudo na celebração da Santa missa. O acólito desempenhar-se-á ainda mais dignamente desses encargos, se participar da Santíssima eucaristia, com piedade sempre mais ardente, alimentando-se dela” (São Paulo VI). Rezemos por estes nossos irmãos para que com estes ministérios possam servir mais intensamente a Santa Igreja com um coração inflamado de amor por Cristo que está presente na Palavra de Deus e na Eucaristia.

Colaborador: Seminarista Bruno Dias de Lima

Matéria/Fotos: Seminário Maior Diocesano