Seminário Maior Diocesano de Quixadá inaugura seu Brasão de Armas

Nesta segunda-feira, 15 de outubro, foi lançado oficialmente o brasão do nosso Seminário, na ocasião foi lida a Descrição Heráldica e a Interpretação do mesmo. O brasão foi criado por um grupo de seminaristas que se dedicaram a fazer este trabalho muito bonito.

Brasão

Brasão – Seminário Maior Diocesano Nossa Senhora Imaculada Rainha do Sertão – Quixadá/CE

Descrição Heráldica

Escudo de blau, com as letras sobrepostas “A” e “M” de jalde rodeadas de doze estrelas de jalde e encimadas por uma coroa de jalde; escudo mantelado, estando à destra de gules um cálice de jalde em torno do qual está envolta uma estola sacerdotal de argente com duas cruzes em gules nas pontas e sobre o qual está suspensa uma hóstia de argente carregada das letras “IHS” de sable; à sinistra de jalde uma rocha de sua cor da qual brota um “mandacaru” de sua cor. O escudo está pousado sobre uma cruz trifoliada de jalde. Brocante a ponta da cruz um listel de jalde, ondulado, com a legenda, em letras sable: “Seminário Diocesano Nossa Senhora Imaculada Rainha do Sertão”.

Interpretação

O escudo é composto de três campos nas cores vermelha, amarela e azul. O campo vermelho faz referência ao Deus Filho, como “Luz da Glória do Pai”, “Rei do Mundo”, e significa a vitória, bem como a dedicação, o trabalho e o sangue doado através da vocação sacerdotal. O campo amarelo faz referência à realeza de Cristo, manifestada no sacerdócio, à divinização da humanidade por meio da entrega de Cristo, Sumo e Eterno Sacerdote, e, por fim, ao sol árduo do sertão. O campo azul indica a devoção à Virgem Maria, Mãe do Senhor e Rainha do Sertão, simbolizando o seu manto e sua serenidade, que se apresentam no firmamento, precedendo o fulgor da glória do Sol da Justiça.

O cálice, a estola e a hóstia fazem referência ao serviço sacerdotal e ao centro de nossa fé, Jesus Sacramentado.

O mandacaru e o monólito recordam a geografia e a vegetação de Quixadá. O mandacaru também faz referência à nossa fé, pois, independente do período do ano, ele sempre permanece verde, assim como a fé, sempre firme e viva.

As letras A e M, sobrepostas, com a coroa e rodeadas de doze estrelas, referem-se à expressão latina Auspice Maria que significa “Sob a proteção de Maria” e remete a Nossa Senhora, a Rainha do Sertão. Maria é a Mãe de Cristo e da Igreja e, nesse caso, ela vem a ser um centro inspirador da missão sacerdotal. As estrelas lembram os doze apóstolos, que são as colunas que sustentam a Igreja e os primeiros sacerdotes da Nova Aliança.

A cruz hastil, que figura por trás do escudo, sinaliza o Mistério Pascal de Cristo, centro da vida cristã.

Na faixa contém o mote com o nome do Seminário.