O CRISTO RESSUSCITADO SEJA A NOSSA FORÇA!!!

A Páscoa – acontecimento grande e memorável – significa a ressureição de nosso Senhor Jesus Cristo. Para celebrar tão insigne festa os cursos de Teologia e Filosofia se reuniram no dia 23 de abril de 2018, no Seminário Diocesano, para realizar a Ceia Pascal Cristã (um jantar cerimonial de inspiração judaica, mas com a tônica cristológica do Novo Testamento). O momento teve como objetivo fazer memória a Páscoa que era celebrada antes do cristianismo, que se tratava da comemoração da libertação do povo do cativeiro, da escravidão do Egito. Alguns elementos presentes neste “jantar” tão especial: pães ázimos, ervas amargas, um doce (harósset) e, é claro, até o cordeiro assado e traspassado pelo espeto em forma de cruz.

Além da participação dos alunos dos dois cursos, Dom AngeloPignoli, bispo diocesano, presidiu a celebração representando a  figura do  Pai de família. Foi um momento de alegria, união, dança, sorrisos e confraternização, onde o sentimento reinante foi um verdadeiro sentido de fraternidade.

Por que é importante para nós cristãos católicos fazemos referência a Ceia judaica? Por que ela nos coloca em sintonia com acontecimentos vividos e experimentados por Jesus Cristo e pelos apóstolos, e ainda nos faz recordar momentos tão importantes para os judeus. A Pascoa Cristã não tem o propósito de superar a judaica, antes, de aperfeiçoar, reconhecendo Cristo nosso Salvador, o Messias esperado.  Essa celebração para nós cristãos se concretiza hoje, na celebração da Santa Missa, onde se faz memória do que Cristo, nossa Páscoa, realizou na última ceia: a instituição da Eucaristia, fonte e vida de toda a Igreja Católica.

Matéria: Profª. Ms. Marlene Guerreiro

Fotos: Sem. Ricardo Nascimento