Notícias

NOTA OFICIAL

NOTA DE ESCLARECIMENTO SOBRE A COMUNIDADE REGINA PACIS

Queridos irmãos e irmãs da nossa Diocese de Quixadá.
É do conhecimento de todos da nossa Diocese a presença da Comunidade Regina Pacis desde de 1990. A mesma vem realizando com dedicação e amor um grande serviço de Assistência à Infância por meio da Escola Rainha da Paz e de serviços de assistência social aos mais necessitados que continuamente os procuram.
Viemos a saber que por causa de grandes dificuldades que surgiram ao interno da Obra e de modo especial dificuldades com a fundadora foi disposto dois comissariados, primeiro diocesano promovido pela Diocese de Verona e um segundo promovido pela Congregação para a Vida Consagrada (CIVCSVA), isto tendo como objetivo rever e avaliar a real situação dos membros, da obra mesma e o modo de vida.
Depois de um percurso de quatro anos, aos 24 de julho de 2021 a Congregação decidiu o fechamento da Comunidade. Tal dolorosa decisão foi fruto de um caminho de discernimento eclesial profundo. O decreto coloca em evidencia “a não originalidade do carisma de fundação”, “pouca consistência dos textos inspiracionais sobretudo em âmbito eclesiológico”, “carências institucionais, sobre tudo no governo…”.
Depois de terem recebido a notificação do fechamento os ex-membros consagradas e consagrados da Obra acolheram, com espirito de filial obediência a Igreja, este dolorosíssimo evento, mas ao mesmo tempo sob indicação da Congregação, se prontificaram a continuar a servir a Igreja nos mais pobres.
Portanto os ex-membros irão dar continuidade às Obras Sociais da “Associação Alessandro Nottegar” (Escola Rainha da Paz) com o mesmo espirito e confiança na Divina Providencia e sabendo que nos mais necessitados estão servindo a Cristo. Alguns continuarão a residir nas estruturas da Associação e como leigas e leigos engajados continuarão o serviço na nossa Diocese.
Manifesto publicamente meu agradecimento a todos os irmãos e irmãs que pertenceram à comunidade durante os 31 anos de existência aqui em Quixadá.
A nossa Diocese se faz próxima destes irmãos e irmãs que estão sofrendo neste momento e os apoia naquilo que for necessário para levar adiante este serviço a Jesus escondido nos últimos da terra e ajuda-los a sobreviver com um pouco mais de dignidade humana.
Entrego à Sagrada Família de Nazaré, o caminho de cada ex-membro da comunidade extinta, para que os ajude a viver com coerência a própria adesão a Cristo e à Igreja. E peço a todos que os acompanhem com a oração este novo caminho empreendido.
Quixadá, 20 de outubro de 2021

Nota de esclarecimento