Início da 43ª Assembléia Diocesana de Pastoral

Nesta manhã do dia 30 de Outubro, teve início a 43ª Assembléia Diocesana de Pastoral que este ano vem como o tema “Igreja em saída; Conversão Pastoral”. A manhã teve início com a celebração da Santa Missa votiva ao espírito Santo , pedindo a intercessão e a ação do Espírito para que esta assembléia seja norteadora de novos rumos baseados em uma vontade de conversão pastoral para nossa Diocese. Na homilia da missa de abertura Dom Ângelo Pignoli falou: “Que Deus no dê olhos abertos estes dias,para vermos quais as necessidades profundas, verdadeiras e autênticas do povo, que buscam resposta de vida que é o Cristo. Não temos outra coisa para oferecer ao povo senão esta verdade que vem de Deus. A fé é o fundamento! Sem a palavra de Deus, sem o anúncio, sem transmitir as pessoas que Deus chama e escolhe para fazer este serviço, não há uma possibilidade de uma reconstrução, de um caminhar, de ser  Igreja.  […]As vezes corremos léguas e léguas para fazermos prosélitos. Deus se serve das coisas mais esquisitas para começar um caminho de salvação para muitas pessoas. O fechamento, o preconceito matam! São conceitos criados por nós e isto emperra a Igreja, e isso tinha os fariseus com Jesus, que o vinham para testá-lo para coloca-lo a prova.  O espírito Santo cria revolução, não se sabe de onde vem nem pra onde vai, é como vento, ninguém pode segurar e brecar a ação do Espirito Santo e oxalá não brequemos esta ação, e nós podemos! È muito importante este momento da igreja, de responder estas angustias das pessoas, temos que nos converte também nós, pedir o auxilio de Deus, sem o auxilio de Deus não é possível nada disso, por isso iniciamos com a eucaristia.”(Dom Angelo) Logo em seguida a Santa Missa os participantes se encaminharam para o auditório Magno da Cúria , onde Pe. Eronildo Oliveria( Vigário Geral da Diocese) fez os encaminhamentos do dia, explicou horários e as metas para a a Assembléia. Após a palavra do Vigário Geral, Dom Angelo deu as boas vindas a todos os participantes da 43ª Assembléia Diocesana de Pastoral, padres, religiosos, líderes, leigos e etc. Todo a Diocese se reúne através de seus representantes nesta Assembléia. “A igreja é continuação do Cristo na terra. Escolheu doze para continuar sua obra, o Pai e Ele em sintonia de oração chegam a esta conclusão, a Igreja é fundamental e necessária, não para olhar pra si mesma. A igreja somos nós, mas se não atinge meu coração, não mudamos nunca!”(Dom Angelo) . Depois das boas vindas motivada por uma sincera mudança de coração e de conversão , a palavra foi retomada então por Pe. Eronildo que começou a expôr e começar os trabalhos em cima da análise do Documento das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora no Brasil da CNBB para os próximos anos na Igreja do Brasil. “O que fazer? Temos que colocar a Igreja em saída![…]Estamos enjoados de ouvir falar de discípulos missionários? Não, porque é a nossa missão como batizados. “(Pe. Eronildo) Animados pois com o desejo de melhorar nossa ação evangelizadora em nossa Diocese, em nossa Igreja Particular iniciamos este final de semana de avaliação, estudo e aprofundamento no que o Santo Padre nos pede para o Ano da Misericórdia e para o futuro da Igreja, que somos cada um de nós!

Acompanhe alguns momentos desta manhã:

DSCN2396 DSCN2397 DSCN2393 DSCN2384 DSCN2378 DSCN2376 DSCN2280 DSCN2265 DSCN2360 DSCN2341 DSCN2335 DSCN2331 DSCN2324 DSCN2305 DSCN2272

Confira as fotos na íntegra da 43ª Assembléia Diocesana de Pastoral Clicando aqui

Confira a Programação do dia da Assembléia Diocesana Clicando aqui