Encontro do Setor Juventude

Neste sábado 30 de março de 2019 aconteceu o Encontro de Juventude realizado na Forania em parceria com o Setor Diocesano de Juventude. O primeiro encontro foi realizado na Forania 4 com a participação de jovens das Paróquias Nossa Senhora Imaculada Conceição/Madalena – que sediou o encontro – Nossa Senhora do Carmo/Lagoa do Mato e Nossa Senhora da Guia/Boa Viagem. A manhã iniciou com acolhida dos jovens, animação, lanche e oração. Padre Jocélio – Pároco da Paróquia N. Sra. Imaculada Conceição – expressou a alegria de recepcionar os jovens de sua paróquia e das paróquias vizinhas e também os integrantes do Setor Diocesano de Juventude. Em seguida, Padre Pablo (Assessor Eclesiástico do Setor Juventude e Padre Referencial da Comissão Regional de Juventude)  fez uma explanação sobre a organização e missão da Pastoral Juvenil Nacional, da  Comissão Episcopal para Juventude do Regional NE1  do Setor Diocesano de Juventude. A programação seguiu com uma roda de conversa onde os jovens fizeram a exposição das suas realidades paroquiais, das comunidades e dos grupos e apontaram os principais desafios na evangelização da juventude. Também houve a partilha de experiências positivas na caminhada com a juventude e das possibilidades e sonhos para superar os desafios citados. Após a roda de conversa, foi realizada uma formação com o tema “E vos enviou para anunciar o Reino de Deus.” (Lc 9,2). A formação teve como facilitadora a coordenadora do Setor Juventude, Claudiana Macena, trazendo uma abordagem sobre o discipulado e o apostolado na vida do jovem. O encontro encerrou-se com um forte momento de oração onde cada jovem era convidado a segurar Cristo Crucificado e meditar sobre a sua entrega de amor na cruz, por todos e especialmente por cada um. Após o almoço os jovens retornaram para suas paróquias e comunidades, reanimados a levar o Amor que ressuscita.
Por: Setor Diocesano de Juventude – Diocese de Quixadá