ENCONTRO DIOCESANO DO LAICATO

“Sal da Terra e Luz do Mundo”. O lema do Ano Nacional do Laicato evidencia o chamado dos cristãos leigos no mundo, afim de propagar a Boa Nova do Reino de Deus. Visando este importante chamado, ocorreu no dia 30 de junho, no auditório ao lado da Cúria Diocesana de Quixadá, o encontro do Laicato, momento de grande revitalização da missão do leigo na Igreja.

O encontro iniciou-se com um momento de oração com a participação e bênção do Bispo Dom Ângelo Pignoli, que fez uma rápida pregação aos presentes. Em seguida, o coordenador diocesano de pastoral, Pe. José Maria Loiola, apresentou o palestrante Sr. César, que falou acerca do tema: Cristãos Leigos e Leigas na Igreja e na Sociedade, Sal da terra e luz do mundo (Doc. 105 CNBB).

Dentre os pontos abordados, destacam-se: a importância do Batismo na vida do cristão; o grande campo de ação dos cristãos é o mundo; “Por que a maioria dos leigos só quer trabalhar dentro da Igreja e não fora?”; a necessidade da Igreja da Misericórdia (Igreja pobre, para os pobres, com os pobres), dentre outros pontos relevantes à atuação do leigo na Igreja e na sociedade.

Após a palestra, a Sra. Francineuda, presidente do Conselho Regional do Laicato NE1 (Ceará) explanou a respeito do referido conselho na Região, apresentando aos participantes as duas representantes do conselho na Diocese de Quixadá. Posteriormente, os participantes foram divididos em grupos de acordo com os Zonais e cada zonal elegeu dois membros para o Conselho Diocesano.

E com palavras de agradecimento e alguns avisos dados pelo Pe. José Maria, o encontro foi finalizado e os participantes foram encaminhados de volta às suas Paróquias comprometidos com a missão Evangelizadora do Leigo no mundo de hoje.

Matéria: Ana Beatriz / Colaboração: Sheila Pinheiro

Fotos: Sheila Pinheiro