Dom Gilberto visita seminaristas de Crato, em Quixadá

O bisDSCN2762po diocesano de Crato, nos últimos dias (04 a 06 deste mês), visitou o Seminário Diocesano Imaculada Rainha do Sertão de Quixadá, onde está sendo formada uma parte dos seminaristas do curso de Teologia (a turma do primeiro ano com 10 seminaristas e mais um do quarto ano). Esta é a segunda vez que o bispo, acompanhado do reitor do Seminário Diocesano São José, Padre Acurcio de Oliveira Barros, visita seus seminaristas residentes em Quixadá.

No curso desses dias, houve reuniões com a equipe de formação do referido Seminário e com o bispo diocesano, Dom Angelo Pignoli. Na noite da segunda-feira, Dom Gilberto reuniu-se com os seus seminaristas para conversar e partilhar experiências e, na tarde do dia seguinte, reuniu-se novamente com eles, aproveitando a ocasião para realizar um momento de formação humana.

Na noite da terça-feira, encontrou-se com toda a comunidade dDSCN2780o Seminário de Quixadá, pondo-se à disposição para responder aos questionamentos que, na ocasião, fossem postos pelos presentes. Indagado pelo reitor da instituição, Padre Francisco Moreira Otaviano, a respeito do perfil sacerdotal que a Igreja espera para os dias de hoje, Dom Gilberto destacou duas características: o seguimento de Cristo e a comunhão presbiteral. Frisou que o seguimento de Cristo requer uma conformação à Pessoa de Jesus e que o seminário “é o tempo de conhecer ‘experiencialmente’ aquele que é a razão da nossa vida”. Referindo-se à comunhão presbiteral, indicou modos concretos de vivenciá-la no presbitério, pois esta comunhão é necessária para melhor “servir o povo, crescer juntos e buscar a santidade de forma coletiva”.

Durante estes dias, Dom Gilberto também presidiu a Eucaristia no Seminário, encorajando os seminaristas a permanecerem fiéis e a seguirem a Cristo com alegria.

*Por Rodrigo Rêmulo, seminarista do primeiro ano de Teologia.

FONTE: diocesedecrato.org