Diocese de Quixadá ganha mais um Sacerdote

ordenação 3Diocese de Quixadá ganha mais um Sacerdote

No último sábado, 18 de fevereiro, foi um de dia graça para os fiéis da Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré, na cidade de Capistrano, território eclesial da Diocese de Quixadá, após um período de preparação espiritual com visitas missionárias e tríduo vocacional, sediou a ordenação presbiteral do Padre João Andrade Marques.

O Padre João nasceu no dia 08 de junho de 1982, em Baturité, Ceará, ingressou no Seminário Diocesano Nossa Senhora Imaculada Rainha do Sertão, em Quixadá, no ano de 2008, no dia 20 de fevereiro de 2016 foi ordenado diácono, na Catedral de Jesus Maria e José, na sede da diocese e realizou seu estágio diaconal na Paróquia de Nossa Senhora da Guia, em Boa Viagem, Ceará.  ordenação 2

O Sacramento da Ordem consiste em três graus: diaconal, presbiteral e o episcopal, no entanto, para cada grau do sacramento existe um rito particular e o que se tem em comum entre os três ritos é a imposição das mãos e a prece de ordenação.

Segundo o Pontifical Romano, o rito de ordenação presbiteral é composta de seis partes: a eleição do candidato, homilia, propósito do eleito, ladainha, imposição das mãos e prece da ordenação, unção das mãos e entrega da patena e do cálice.

A celebração foi presidida por Dom Angelo e concelebrada pelos padres que fazem parte do clero da diocese bem como padres amigos vindos de outras dioceses.ordenação 3

Na homilia, Dom Angelo disse que do meio de bons cristãos saem também bons sacerdotes e exortou os fiéis a partilharem os valores da humildade e da simplicidade: “De bons cristãos saem também bons padres! Podemos ter conceitos diversos, mas o verdadeiro cristão é aquele que torna presente neste mundo pela graça de Deus e por uma acolhida de humildade, de simplicidade o mesmo ser de Deus; Somos todos convidados a ser no mundo de hoje, tão violento, complicado, egoísta, tão fechado, cada um na sua, a partilharmos estes valores que vêm do céu e que nos são dados em Cristo Jesus”, afirmou.

No dia seguinte, 19, às 8h, o neo-sacerdote presidiu sua primeira missa na Igreja Matriz da cidade e em seguida, seguiu para a Paróquia de São Miguel Arcanjo, no Distrito de São Miguel, em Quixeramobim, onde exercerá a função de vigário paroquial.

Matéria e Fotos: Seminarista Árysson Magalhães