“De Medellin a Francisco: Uma Igreja em saída” tema da 46ª Assembleia Diocesana de Pastoral

Durante os dias 15, 16 e 17 deste mês, ocorreu no Centro Diocesano de Pastoral São José, em Quixadá, a 46ª Assembleia Diocesana de Pastoral. Momento de grande relevância na vida da Diocese, onde, através da oração, reflexão e planejamento sob a luz do Espírito Santo de Deus, definiu-se as ações evangelizadoras para o triênio jubilar da diocese.

Sob o tema “De Medellín a Francisco: uma Igreja em saída”, os representantes de cada paróquia da Diocese, sobre a assessoria do Pe. Edilberto Reis, refletiram acerca da trajetória da Igreja ao longo destes 50 anos pós documento de Medellín, bem como, sua influência na vida diocesana e paroquial neste contexto de assembleia.

Em seguida, o Prof. Dr. Rudy Albino de Assunção, falou aos presentes acerca da espiritualidade dos leigos, onde destacou que os “leigos não devem ser somente mão-de-obra, devem ter sim um protagonismo, mas com uma visão espiritual das coisas. E o seu trabalho deve ser encharcado no contexto da espiritualidade, tendo o pensamento que todas as ações que tomamos devem transbordar a união com Cristo”.

A assembleia também contou com dois momentos de trabalho em grupo, onde, no primeiro momento, discutiram acerca do que foi apresentado pelo Pe. Edilberto sobre o documento de Medellín, o que ficou deste documento para a diocese e quais as dificuldades que serão encontradas na diocese e nas foranias. No segundo momento,  discutiu-se o que se pode fazer a nível de forania no que diz respeito a formações, missões, etc.

Na ocasião foi oficialmente apresentado o hino do jubileu de ouro da Diocese, tarefa realizada na responsabilidade de alguns seminaristas diocesanos e também lida a provisão dos vigários forâneos pelo chanceler do bispado, pe. Pablo Nogueira.

Matéria e fotos: PASCOM – Diocese de Quixadá