Notícias

Após período de férias, seminário diocesano inicia atividades em 2018

Na última quarta-feira, 17, o Seminário Nossa Senhora Imaculada Rainha do Sertão iniciou as atividades com a acolhida dos seminaristas, novos e veteranos que farão parte deste novo ano de formação. Oficialmente o semestre deu início com a Santa Missa na quinta-feira, 18, presidida pelo Vigário Geral, Padre Eronildo e concelebrada pelos padres, Francisco Otaviano, reitor do seminário e Sérgio Tomaz, vice-reitor.

seminário 2018

Seminaristas 2018

Sexta-feira, 19, a equipe de formação juntamente com os seminaristas reuniu-se em assembleia, para planejar o andamento do primeiro semestre. Na ocasião foram apresentados os seminaristas, as equipes de trabalho e as principais datas do calendário do seminário.Santa Missa com Dom Adelio no seminário maior

Dom Adelio, bispo emérito.

O sábado, 20, teve início com a Santa Missa, seguida pela manhã de espiritualidade, sob as meditações de Dom Adelio Tomassin, bispo emérito de Quixadá. Os seminaristas refletiram a respeito da temática do ser padre nos dias atuais. A partir de sua experiência missionária e das Sagradas Escrituras, Dom Adelio abordou a necessidade de uma vida cada vez mais próxima a Cristo, tendo ele como principal modelo para o sacerdócio. O padre hoje deve estar atento ao fato de que ele “é a ponte que une maravilhosamente o povo e Deus” e por esse motivo não deve viver voltado para si mesmo. O bispo emérito encerrou sua fala exortando a todos quanto aos desafios que o sacerdote enfrenta hoje; os cuidados que este deve ter para não fazer de seu ministério uma busca pelo poder, pela popularidade, pela glória etc..

 

Em seguida os seminaristas estiveram “em deserto” (momento de reflexão pessoal). A manhã de espiritualidade foi concluída com o momento de adoração e bênção do Santíssimo, presidido pelo reitor, padre Francisco Otaviano.

 

IMG_20180120_114522982

 

Matéria e fotos: Marcus Vinícius Ricarto e Ricardo Nascimento