Notícias

Abertura da fase diocesana do Sínodo

CAMINHO SINODAL

“O caminho da sinodalidade é precisamente o caminho que Deus espera da Igreja do terceiro milênio” (PAPA FRANCISCO, 2015). Este é o convite que o Sumo Pontífice nos faz: recordando o Concílio Vaticano II, refletir sobre a sinodalidade, tema decisivo para a vida e a missão da Igreja, dom e tarefa no caminho de renovação eclesial.

“A Igreja de Deus é convocada em Sínodo. O caminho, intitulado ‘Para uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão’, iniciou solenemente nos dias 9-10 de outubro de 2021, em Roma, e no dia 17 de outubro seguinte, se realizará em cada uma das Igrejas particulares. Uma etapa fundamental será a celebração da XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, em outubro de 2023, a que se seguirá a fase de execução, que envolverá novamente as Igrejas particulares (cf. EC, art. 19-21). […] Este itinerário, que se insere no sulco da “atualização” da Igreja, proposta pelo Concílio Vaticano II, constitui um dom e uma tarefa: caminhando lado a lado e refletindo em conjunto sobre o caminho percorrido, com o que for experimentando, a Igreja poderá aprender quais são os processos que a podem ajudar a viver a comunhão, a realizar a participação e a abrir-se à missão. Com efeito, o nosso ‘caminhar juntos’ é o que mais implementa e manifesta a natureza da Igreja como Povo de Deus peregrino e missionário” (Documento preparatório, 2021).

Por isso, a Diocese de Quixadá convida todos os fiéis a estarem em comunhão com toda a Igreja na Celebração Eucarística de abertura da fase diocesana do Sínodo, que se realizará no 17 de outubro, às 19h, na Sé Catedral Jesus, Maria e José.
(Transmissão pelos meios de comunicação da Diocese)