22ª Assembleia Pastoral do Regional NE 1 em Quixadá

Reunidos para celebrar a abertura da 22ª Assembleia Regional de Pastoral, os representantes da (Arqui)dioceses que compõe o Regional NE 1, juntamente com as representações das Comissões Episcopais, Pastorais, Movimentos e Organismos se fizeram presentes nesse momento. A Cerimônia de Abertura ocorreu no auditório da Cúria Diocesana de Quixadá, com uma paraliturgia, presidida por dom Vasconcelos, bispo de Sobral e presidente do Regional. Após a Celebração o Pe. José Maria, coordenador de pastoral de Quixadá, convidou a presidência e a secretária do Regional para compor a mesa de abertura.

Em suas palavras iniciais o presidente do Regional agradeceu por tudo que essa Igreja particular (Quixadá) proporcionou para chegamos até esse momento: “como é bom sermos acolhidos. Como é bom nos sentimos em casa e em família”, e continua, “a semente da imortalidade, a semente da fé, a semente que nos torna um em Cristo. O batismo formos mergulhados e renascemos, na graça do espirito Santo nos tornamos membros vivos e nos tornamos membros da Igreja”.

Durante sua fala dom Vasconcelos ressalta a “imagem da casa”, descrita nas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora (DGAE, 4), “somos enviados como construtores, e como construtores somos enviados para derrubamos muros e construímos pontes. Somos enviados para cuidamos da nossa casa comum, mas sobretudo para construímos uma casa. Construtores desse edifício espiritual que é a Igreja”.

Dom Ângelo Pignoli, bispo de Quixadá, acolheu a todos e nos diz que esse momento “é importante nos sentimos no espírito de Cenáculo, porque também convertemo-nos, dando acolhida aquilo que o Senhor nos diz para ajudamos os outros. É muito importante estamos aqui, é uma alegria acolhemos esse evento eclesial, que estamos preparando há algum tempo. Somos servidores de um povo a medida que acolhemos, somos iluminados pelo Espírito, podemos ir ao encontro do outro”.

Irmã Rosália Alencar Alves, secretária executiva do Regional, apresentou a memória da última Assembleia, realizada em Iguatu (2015), que ressaltou os pontos relevantes daquela Assembleia que culminou com a construção com as Diretrizes da Ação evangelizadora da Igreja no Ceará (2015/2019).

Dom Valdemir Vicente, bispo auxiliar da arquidiocese de Fortaleza e secretário do Regional, expor os objetivos e a pauta dessa Assembleia, apresentando as equipes de serviços. No final dom André Vital, vice-presidente, introdução a oração final.

Acompanhe a cobertura desse primeiro dia no Jornal JCTV – Rede Vida (18h30)

Fotos: Pascom Diocesanas de Quixadá e Itapipoca

Por: Alex Ferreira – Setor de Comunicação do Regional