1º Muticom é realizado na Diocese de Quixadá

Durante os dias 14 e 15 de setembro de 2019, no centro Diocesano de Pastoral São José, em Quixadá, foi realizado o primeiro mutirão de comunicação da Diocese de Quixadá, que contou com a presença de 120 pessoas, sendo elas, agentes da PASCOM da diocese, profissionais da área da comunicação, comunidades religiosas, bem como, membros da PASCOM de outras dioceses, que estiveram reunidos para refletir acerca da comunicação e para ampliar o conhecimento sobre o serviço pastoral desenvolvido através da comunicação.

O evento teve início com a oração, seguida da palavra do Bispo diocesano, Dom Angelo Pignoli, que enfatizou aos presentes que a missão da pastoral da comunicação é transmitir o evangelho, anunciar Jesus Cristo, através de uma comunicação feita de forma responsável, enraizada na vivência da fé cristã e que começa por meio de uma experiência verdadeira de conversão.

Após a palavra do Bispo diocesano, Samuel Carneiro, membro da PASCOM da região Sagrada Familia – Arquidiocese de Fortaleza, falou sobre “o uso das redes socias: um desafio para a Igreja”, seguido de Vanusa Linhares, coordenadora da PASCOM de Itapipoca, que promoveu um bate papo sobre Comunicação e Evangelização.

A palestra central, que trouxe o tema do MUTICOM, “Comunicação e Políticas Públicas: uma responsabilidade social”, ficou por conta do coordenador nacional da pastoral da comunicação, Marcus Tullius, que elucidou que os valores do evangelho são os mesmos, mas que se vive hoje em uma era super conectada e que a comunicação tem o papel de diminuir barreiras, disseminar as informações e de buscar, através das comunicações sociais e do diálogo, políticas públicas para o povo.

A programação contou ainda com oficina de redação, ministrada por Alex Ferreira (Coordenador da Comissão para Comunicação Social do Regional NE 1), oficina de design, ministrada por Arlan Rodrigues (Designer da Comissão para Comunicação do Regional NE 1), oficina de rádio, ministrada por Vanusa Linhares (Coordenadora da PASCOM de Itapipoca), de fotografia, facilitada por Gustavo Henrique (membro da PASCOM da paróquia N. Sra. dos Remédios – Paracuru), oficina de produção de vídeos, promovida por Delano Barroso (Assessor da Escola de Comunicação do Regional NE 1) e oficina de redes sociais, facilitada por Marcus Tullius, coordenador nacional da PASCOM.

O evento proporcionou aos participantes um momento de integração promovido através de uma noite cultural, e teve seu encerramento no domingo, com a Santa Missa, presidida pelo Bispo Diocesano Dom Angelo Pignoli e concelebrada pelo assessor diocesano da pastoral da comunicação da diocese de Quixadá, Pe. Luciano Limaverde.

Texto: Comissão Diocesana da Pastoral da Comunicação de Quixadá.
Fotos: PASCOM / Paróquia Nsa. de Nazaré (Everton)