Notícias

1ª Experiência Vocacional-Missionária Nacional

“Missão é partir, mas não devorar quilômetros”
Dom Helder Câmara 

“Enviados pelo Espírito até os confins do mundo: Cristo aponta para Amazônia”, tema que conduziu a primeira Experiência Vocacional – Missionária Nacional realizada entre os dias 05 e 17 de janeiro de 2023, na Arquidiocese de Manaus, Diocese de Itacoatiara e Coari. Unidos no mesmo intuito da caminhada missionária da Igreja no Brasil, as Pontíficias Obras Missionárias (POM), a Organização dos Seminários e Institutos Religiosos do Brasil (OSIB), a Coordenação Nacional dos Conselhos Missionários de Seminaristas (COMISE) e a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) realizaram o projeto “PÉS A CAMINHO” que consiste na Primeira Experiência Vocacional – Missionária Nacional de seminaristas. Estiveram presente, bispos, reitores e formadores de seminários, padres, diáconos, religiosos, seminarisas e jovens da Juventude Missionária (JM), totalizando um público de 280 participantes, representando 94 dioceses do Brasil (todos os regionais representados).

Essa Experiência Missionária teve como obejtivo “oferecer aos participantes a oportunidade de perceber e assumir, na prática, que a experiência missionária, além de ser elemento do processo de crescimento humano e espiritual, é também um valioso e indispensável meio para a formação da mentalidade e coração missionário do seguidor de Jesus Cristo” (Cf. Manual Missionário).

Com uma programação rica, a expriência missionária se tornou diversificada: Dia 05 foi dedicada a chegada e acolhimento dos participantes, dia 06 foi dedicado à abertura oficial e formação sobre alguns temas que ajudarão os participantes a melhor viver e servir na missão, foi um dia dedicado a imersão dos enviados no contexto e cultura local. Do dia 8 ao dia 15 de janeiro, foi o período onde os participantes tiveram a oportunidade de visitar às comunidade locais, sejam elas, urbanas, ribeirinhas e indígenas. E retornando ao centro de Manaus, os missionários se dedicaram, no dia 16, às atividade de avaliação e celebração.

Nesta experiência missionária, a Diocese de Quixadá se fez presente por meio do envio de dois seminaristas, Daniel Barreto de Oliveira e Ricardo Nascimento de Araújo, ambos do 4º ano de Teologia do Seminário Maior Nossa Senhora Imaculada Rainha do Sertão.

O seminarista Ricardo Nascimento ressaltou que “somente o seguidor de Cristo possui a coragem de sair de si, do acomodamento e ir ao encontro do outro, independentemente da maneira que o encontraremos” e a crescenta, “não foram somente os enviados a Manaus e às outras dioceses que nos recepcionaram, mas cada casa que entramos, cada sorriso que dividimos, cada lágrima que amparamos, cada companheiro que nos auxiliou naquelas ruas largas e estreitas, cada família que nos acolheu e nos adotou como filhos, todos fizeram missão, pois cada um saiu de si”. Ainda aproveitou a oportunidade para agradecer: “E, nesse sentido, agradeço o esforço de todos, a preocupação em propocionar o melhor, acreditem que nesses dias experimentamos o melhor de cada um de vocês” e destacou, “aquele povo agora passa a fazer parte da minha história e vocação, é esse nosso laço, algo que o tempo não destrói, pois a oração sustenta a unidade da família. A missão continua, são eles agora os responsaveís pelo anúncio, pela propagação do Evangelho, pela animação de cada morador daquelas comunidades, atravês da alegria e testemunho em serem de Deus”.

Já para o seminarista Daniel Barreto, a missão na Amazônia, está sendo, explica ele, uma experiência de conversão. “A minha experiência nessa missão em Manaus está sendo de conversão. Cheguei na expectativa de apenas conhecer a realidade da Igreja na Amazônia, que já é de grande importância, mas Deus foi além. Participar da I Experiência Vocacional – Missionária Nacional com seminaristas de diversas parte do Brasil está sendo uma experiência de conversão na minha vida e vocação. Conhecer a realidade local de cada comunidade, e nela, o encontro com diversas pessoas, escutando seus testemunhos é de imensa valor para a minha vocação, acaba por mudar algumas coisas dentro de mim . Acredito que não só eu, mais o demais seminaristas, acabam por adquirir um outro olhar sobre a Igreja. Aqui se aprende no tocar a realidade, a compreensão de que serei ordenado não somente para a minha Diocese, mas serei sacerdote para a Igreja, e com isso um amor inflamado por Deus, pela Igreja e consequentemente pelo povo”. E acrescenta, “As dificuldades no apostolado da Igreja na Amazônia não se diferencia muito das dificuldades na pastoral da Igreja no sertão cearense, porém, a cultura é o aspecto peculiar na expressão da fé encontrada em cada visita, em cada partilha de vida. E ainda destaca, “esse evento como um todo acaba por impactar na vocação de cada seminarista que participa dessa Experiência Missionária, pois a formação sacerdotal não se restringe a dimensão acadêmica. Sabemos que a formação sacerdotal se divide em quatro pilares, são eles: Formação humana-afetiva, espiritual, comunitária e pastoral-missionária. Essa última e não menos importante, brota da natureza da Igreja, e o sacerdote ministro do sacerdócio de Cristo é chamado a continuar com a missão evangelizadora que Cristo deixou para cada batizado. Enfim, a minha participação na experiência vocacional – missionária nacional é  de conversão, tendo grande efeito na minha vida e no amor que tenho pela Igreja. Aproveito a oportunidade para agradecer ao povo manauara que tão bem nos acolheu, desde os seminaristas do Seminário São José, que muito trabalhou e toda organização local até cada pessoa que abriu as portas de suas casas e ali partilhou um pouco de sua história.

Agora, renovados na missão os seminarista retornam para iniciar o último ano de formação para o sacerdócio, empolgados com a missão e vocação renovam o seu sim a Deus, e mais uma vez desejam ofertar suas vidas em Deus, pela Igreja para um povo. Pedimos a todos que rezem pelas vocações.

Reze a oração do ano vocacional.
Oração do ano vocacional 2023

Senhor Jesus, enviado do Pai e Ungido do Espírito Santo,

que fazeis os corações arderem e os pés se colocarem a caminho,

ajudai-nos a discernir a graça do vosso chamado e a urgência da missão.

Continuai a encantar as famílias, crianças, adolescentes, jovens e adultos,

para que sejam capazes de sonhar e se entregar, com generosidade e vigor,

a serviço do Reino, em vossa Igreja e no mundo.

Despertai as novas gerações para a vocação aos ministérios leigos,

ao Matrimônio, à Vida Consagrada e aos Ministérios Ordenados.

Maria, Mãe, Mestra e Discípula Missionária,

ensinai-nos a ouvir o Evangelho da Vocação e a responder com alegria.

Amém!

Por:
Daniel Barreto de Oliveira e Ricardo Nascimento de Araújo