Artigos

Solenidade de Pentecostes | Recebei o Espírito Santo

“A paz esteja convosco. Como o Pai me enviou também eu vos envio. E depois de ter dito isso, soprou sobre eles e disse: Recebei o Espírito Santo” (Jo 20,21-22)

Com esta Solenidade em que acontece derramamento do Espírito Santo, o Pentecostes, se conclui o ciclo da Páscoa, iniciado no dia da Ressurreição do Senhor. Hoje celebramos a vinda do Espírito Santo e é o próprio Senhor que o envia, a fim de que seus discípulos pudessem dá continuidade à sua missão, eles recebem uma força, a força do Espírito Santo para se tornarem testemunhas de Cristo em todos os lugares. (At 1,8)

Com essa liturgia somos chamados a ser, mediante o nosso batismo, templos do Espírito Santo, pois “ungidos pelo Espírito, e alimentados no banquete eucarístico, nos tornamos imagens do Cristo Senhor, para anunciar ao mundo a certeza da salvação e dar, na Igreja, o testemunho da fé redentora” (Prefácio da Crisma)

Por isso, abramo-nos a ação do Espírito e deixemos que Ele nos conduza, a fim de realizamos a missão que o Senhor nos confiou, “ide e anunciai”. Acolhamos em nosso coração os dons – Sabedoria, Inteligência, Conselho, Fortaleza, Ciência, Piedade e Temor De Deus – que o Senhor no oferece, através da efusão do Espírito Santo, para sermos homens e mulheres dóceis a sua vontade.

Que a Solenidade de Pentecostes abrase em nossos corações o mesmo Espírito derramado sobre os Apóstolos e nos faça produzir frutos, frutos de Santidade, a saber, “amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão e autodomínio”. (Gl 5,22)

Pe. Breno Oliveira Rabelo
Vigário paroquial – Catedral Jesus, Maria e José