ASCENSÃO DO SENHOR – DIOCESE DE QUIXADÁ

“Vencendo o pecado e a morte, vosso Filho Jesus, Rei da Glória, subiu hoje ante os anjos maravilhados ao mais alto céus” (Prefácio da Ascensão do Senhor)

Ao celebramos a Solenidade da Ascensão de Nosso Senhor Jesus Cristo aos céus, após os dias de sua Ressurreição, enchemo-nos de alegria, pois o Filho de Deus ao subir aos céus nos promete mais uma vez que enviará sobre nós o que o Pai prometeu o Espírito Santo (Lc 24,49).

“Dito isto, foi elevado à vista deles, e uma nuvem o ocultou a seus olhos. Estando a olhar atentamente para o céu, enquanto ele se ia, dois homens vestidos de branco encontraram-se juntos deles e lhe disseram: Homens da Galileia, por que estais aí a olhar para o céu? Este Jesus, que foi arrebatado dentre vós para o céu, assim virá, do mesmo modo como vistes partir para o céu” (At 1,9-11)

Ouvimos mediante os relatos dos Evangelhos que Jesus antes de sua subida ao Pai vai aparecendo às mulheres, a alguns discípulos e depois a todos os apóstolos, e, a estes lhes dava instruções de serem suas testemunhas: “Vós sereis minhas testemunhas” (Lc 24,48). Jesus vai para junto do Pai, mas confia a nós, sua Igreja, a missão de Anunciá-lo.

A Solenidade da Ascensão do Senhor deve ser para cada cristão a celebração da ”nossa ascensão; já que o corpo é convidado a elevar-se até a glória em que o precedeu a cabeça, vamos cantar nossa alegria, expandir em ação de graças todo o nosso júbilo. Hoje, não apenas conquistamos o paraíso, mas, no Cristo, penetramos nos mais altos dos céus” (São Leão Magno)

Que ao celebrarmos esta solenidade possamos como Igreja, Povo de Deus, acolher as recomendações que Nosso Senhor, Jesus Cristo nos deixou, de sermos continuadores de sua missão, propagadores da Boa Nova. Como cristãos temos o múnus de anunciar a vida e esta vida é Jesus Cristo.

Por: Pe. Breno Oliveira Rabelo
Reitor do Seminário Propedêutico Dom Joaquim Rufino do Rêgo